Na recente vaga de adesão aos veículos elétricos, muitos têm colocado em destaque os benefícios ecológicos destes automóveis. Mas será que estamos a esquecer-nos dos riscos que eles podem acarretar? Um incidente recente em Chengdu, China, trouxe novamente à superfície as preocupações sobre a segurança dos veículos elétricos.
O que aconteceu em Chengdu?
Um táxi elétrico da marca Geely pegou fogo no meio do tráfego, provocando um enorme congestionamento. As imagens que circularam mostram chamas intensas, elevando-se mais de 2 metros, acompanhadas de pequenas explosões. Fragmentos do carro foram projetados no ar e uma espessa nuvem de fumo negro formou-se. Os bombeiros chegaram rapidamente ao local e conseguiram extinguir o incêndio. Felizmente, não houve feridos. Suspeita-se que o táxi pertencia à Maple Auto, uma sub-empresa do Grupo Geely, que ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Baterias elétricas: um tópico quente
A tecnologia dos veículos elétricos tem melhorado a olhos vistos. Marcas como Tesla, BYD e Xpeng têm investido no desenvolvimento de funcionalidades que aumentam a segurança dos seus carros. Contudo, as baterias dos veículos elétricos continuam a ser uma preocupação. Mesmo com todos os avanços, ainda há relatos de carros elétricos que pegam fogo, sobretudo após acidentes. É essencial que tu, enquanto utilizador ou potencial comprador de um veículo elétrico, estejas ciente destes riscos.
Além disso, é fundamental lembrar que os incêndios em veículos elétricos podem ser extremamente violentos, podendo até resultar em explosões. Estes incêndios também podem libertar gases tóxicos e perigosos. Por isso, é aconselhável que as pessoas não se aproximem de um veículo elétrico em chamas.
Os veículos elétricos vieram para ficar e os seus benefícios são indiscutíveis. No entanto, como em qualquer tecnologia, é vital estarmos cientes dos possíveis riscos e agir em conformidade para garantir a nossa segurança e a dos que nos rodeiam.
Outros artigos interessantes: