Se és fã da série Grand Theft Auto, prepara-te para uma história que parece saída de um filme de ação. No ano passado, 90 clips de gameplay do aguardado GTA 6 foram divulgados, abalando o mundo dos videojogos. Mas a forma como esses clips foram obtidos e divulgados é ainda mais surpreendente. Um jovem de 18 anos, Arion Kurtaj, foi o responsável e usou nada mais, nada menos, do que uma Amazon Fire TV Stick para realizar o feito.
Kurtaj, que faz parte do grupo de hackers Lapsus$, já tinha um histórico de atividades ilegais, incluindo ataques a empresas como Microsoft e Nvidia. Mesmo sob condições rigorosas de fiança que o proibiam de usar a internet, o jovem conseguiu contornar as restrições.
Como foi feita a fuga de informação?
Segundo um relatório da BBC, Kurtaj usou uma Amazon Fire TV Stick, um smartphone, um teclado e um rato para infiltrar-se nos serviços de cloud da Rockstar. Ele conseguiu acesso à internet através da televisão do hotel onde estava hospedado, desafiando as condições da sua fiança.
Depois de obter os clips de gameplay inacabados de GTA 6, Kurtaj enviou mensagens aos funcionários da Rockstar através do Slack, ameaçando divulgar o código-fonte do jogo se não fossem estabelecidos contactos via Telegram. Cerca de 90 clips do jogo acabaram por ser divulgados num fórum de fãs de GTA sob o pseudónimo “TeaPotUberHacker”.
Consequências e envolvimentos
Kurtaj foi detido novamente e aguarda julgamento. Não está claro se ele foi o responsável pela divulgação dos clips, mas a sua detenção foi quase imediata após o incidente.
Um cúmplice de 17 anos, que operava entre Inglaterra e Brasil, também foi levado a julgamento pelo seu envolvimento nos ataques cibernéticos. A Rockstar Games ainda não divulgou informações oficiais sobre o GTA 6, mas espera-se que o jogo seja lançado em 2024. Entretanto, os fãs podem revisitar o GTA V.
Outros artigos interessantes: