Se és daqueles que adora a funcionalidade de pasta bloqueada no Google Photos, temos boas notícias. Agora podes fazer backup e aceder ao conteúdo dessa pasta em vários dispositivos, incluindo iOS e web. Esta atualização vem resolver uma das maiores limitações da funcionalidade, que até agora só permitia o armazenamento local das fotos e vídeos.
A Google anunciou oficialmente esta novidade, que já tinha sido detetada em desenvolvimento em fevereiro deste ano. A partir de agora, com a introdução do backup na cloud, podes aceder ao conteúdo da tua pasta bloqueada em qualquer dispositivo, desde que saibas o código de acesso.
Como ativar o novo recurso
Para começar a usar esta nova funcionalidade, só tens de ir à aba “Biblioteca” dentro da aplicação Google Photos e selecionar “Utilitários”, seguido de “Pasta Bloqueada”. Depois disso, serás automaticamente solicitado a ativar o backup na cloud quando voltares à aba principal de “Fotos”.
Se preferires, ainda podes optar por não usar o backup e manter todo o conteúdo apenas no teu dispositivo. Além disso, as fotos e vídeos que guardas na pasta bloqueada não aparecerão em nenhum outro local da aplicação, seja na grelha de fotos, álbuns ou memórias, mesmo que tenhas o backup ativado.
Menu de configurações também foi atualizado
Não é só a pasta bloqueada que recebeu amor da Google. A empresa também redesenhou o menu de configurações da aplicação, tanto para Android como para iOS. Agora, as várias opções estão organizadas em sub-menus como “Backup”, “Notificações”, “Preferências”, “Partilha”, “Aplicações & dispositivos” e “Privacidade”, tornando a navegação muito mais intuitiva.
A Google não especificou uma linha do tempo para quando estas novidades chegarão a todas as contas. No entanto, com base em lançamentos anteriores de funcionalidades semelhantes, é provável que vejas estas mudanças nas próximas semanas.
Em suma, esta atualização vem tornar a experiência de uso do Google Photos ainda mais completa e versátil, especialmente para quem valoriza a privacidade e a segurança dos seus dados.
Outros artigos interessantes: