Queres uma maior segurança nas tuas conversas? O Google Messages tem boas notícias para ti. Esta semana, foi implementada uma atualização que dá aos utilizadores a opção de encriptar todas as conversas RCS, até mesmo os chats de grupo.
O RCS (Rich Communication Services) é um padrão de mensagens que a Google tem vindo a promover como solução universal de mensagens. Até agora, o Messages permitia aos utilizadores ativar o RCS para encriptar conversas individuais. Contudo, a partir de hoje, para os novos utilizadores da aplicação Messages da Google, o RCS estará ativo por padrão. Mas, atenção! Se já desativaste o RCS nas configurações anteriormente, as tuas conversas não serão encriptadas.
Características e limitações do RCS
Mas o que torna o RCS diferente e por que é que deve interessar-te? Aqui fica uma breve descrição das suas características:
- Partilha de fotos e vídeos em alta resolução.
- Saber quando alguém está a escrever.
- Receber confirmações de leitura, que mostram quando alguém leu ou recebeu a tua mensagem.
- Enviar mensagens através de dados móveis e Wi-Fi.
- Renomear, editar e sair de chats de grupo.
- Manter conversas seguras com encriptação de ponta a ponta.
No entanto, é de salientar que nem todos podem beneficiar destas funcionalidades. O RCS só está disponível para certos smartphones, provedores de serviço e operadoras. E mais, para que todos possam aproveitar estas funcionalidades, todos no chat do Messages têm de ter o RCS ativado.
Apesar do rápido crescimento do RCS entre os utilizadores de Android, a Apple ainda não o suporta, o que torna um pouco mais difícil para a Google estabelecer este como um padrão de mensagens universalmente aceite.
Por isso, depois desta atualização, é possível que sejas solicitado a aceitar os Termos de Serviço fornecidos pela tua rede móvel. É aconselhável aceitá-los para beneficiares desta nova funcionalidade de segurança.
Outros artigos interessantes: