A nova página do Google chamada “Resultados sobre você”, lançada nesta quinta (03), permite aos usuários receberem alertas sobre novas publicações que envolvam seus nomes, tudo em tempo real. Fique de olho!
A proteção de dados é um assunto cada vez mais comentado e que ganha a atenção das empresas. Com o Google não seria diferente.
Foi pensando nisso que a marca lançou uma nova plataforma que permite a seus utilizadores apagarem informações pessoais que estejam disponíveis online.
A página, chamada de “Resultados sobre você “, agrupa em um único lugar todos os conteúdos disponíveis na web que citem o nome solicitado, e-mail ou outros dados pessoais.
Uma vez que tais informações são localizadas, você poderá pedir para que todas elas sejam removidas de uma única vez.
Até o momento, o recurso está em fase de testes, e disponível apenas nos Estados Unidos. Entretanto, o Google afirmou que planeja liberar a ferramenta em outros países o mais rápido possível.
E não para por aí!
Além de permitir a remoção de dados instantaneamente, a plataforma – em processo de idealização desde o ano passado – ainda conta com uma central de alertas.
A proposta é enviar comunicados aos utilizadores toda vez que uma nova informação pessoal vinculada a eles estiver disponível online.
Para ter acesso ao recurso, será preciso fazer login em sua conta Google e acessar as configurações, encontrando o canal para chegar à página de “Resultados sobre você”.
Para que o monitoramento possa ser realizado, será preciso passar algumas informações ao sistema. Entre elas estão seu nome, número de telefone, seu e-mail e outros dados de contato.
Uma vez que os dados forem coletados, você poderá definir se deseja receber alertas pelo celular (para aqueles que possuem o sistema Android), ou por e-mail.
Quando o sistema estiver disponível em outros países além dos EUA, será possível fazer o pedido de retirada das informações por meio de um formulário disponibilizado pelo próprio Google.
Novo recurso também quer remover imagens sensíveis
Como um braço complementar do “Resultados sobre você”, o Google também anunciou o lançamento do recurso SafeSearch, o qual limita o acesso a imagens sensíveis online.
A ferramenta passará a atuar no mecanismo de busca, procurando por conteúdos considerados violentos ou sensíveis. Uma vez encontradas, as imagens serão destacadas de forma automática.
Segundo a própria empresa, esse recurso vem com o intuito de “melhorar a experiência para as famílias”.
Entretanto, essa é considerada ferramenta complementar, uma vez que os utilizadores que desejarem poderão voltar às configurações anteriores do buscador, sem o mecanismo do SafeSearch.
Para isso, é necessário apenas desabilitar a ferramenta nos ajustes do Google.
O recurso já está ativo na plataforma e deve poder ser visto com mais frequência em breve em buscas feitas no site.
Outra ação tomada pela empresa para limitar o uso de imagens indevidas e proteger informações pessoais dos utilizadores entrou em vigor hoje.
O Google liberou um novo e simplificado formulário para a remoção de fotos íntimas vazadas sem consentimento.
Com o novo formulário, será necessário apenas acessar a página de suporte da ferramenta e clicar em “Iniciar solicitação de remoção” para pedir a retirada de fotos pessoais.
O recurso já está disponível para todos os utilizadores.
Essas novas medidas adotadas pela empresa vem ao encontro de necessidades expressadas por seus utilizadores.
Recentemente, seguradoras começaram a oferecer serviços de proteção de dados online, recurso esse que tem sido procurado por muitas pessoas ao redor do mundo.
Mas e você, já se preocupou com seus dados disponíveis online? Assim que a ferramenta estiver disponível no Google você poderá identificar e ajustar informações que achar importantes.
Outros artigos interessantes: