Com as Inteligências Artificiais (IAs) cada vez mais presentes em nosso dia a dia, saber como identificar se uma avaliação é falsa ou não pode garantir a qualidade de suas compras. Fique de olho!
Uma das maiores vantagens de comprar produtos online é a possibilidade de ter acesso à opinião de antigos consumidores e, assim, ter certeza sobre a qualidade do que deseja adquirir.
Entretanto, as avaliações falsas, infelizmente, estão cada vez mais presentes entre as lojas online.
Seja comentários pagos ou gerados com a ajuda de IAs, o mais importante para o consumidor é conseguir identificar quais avaliações são ou vão verdadeiras.
De acordo com uma investigação da BBC, os reviews falsos se tornaram um problema real e preocupante em plataformas como o Google, podendo ser detectados até mesmo entre clínicas médicas para melhorar sua visibilidade online.
Mas se você acha que apenas avaliações positivas são falsificadas na internet, a real situação é ainda mais complexa.
Comentários negativos também são vendidos para prejudicar concorrentes e beneficiar marcas específicas.
A pergunta que fica, então, é o que podemos fazer para evitar e fugir de tais reviews? Nesse conteúdo, separamos 3 dicas para que você mantenha a atenção no que importa e saiba em quem confiar.
Boa leitura!
Erros ortográficos
De acordo com a jornalista de negócios da BBC, Emma Vardy, erros ortográficos muito graves podem ser um bom indicativo para avaliações falsas.
A jornalista a forma que esse é um indício de que o utilizador copiou e colou informações de algum outro lugar, normalmente usando tradutores online para parecer mais verídico.
E, uma vez que tais ferramentas dificilmente conseguem copiar com exatidão detalhes de linguagem, tom e concordância, ficar de olho nesse detalhe é muito importante.
Ainda em relação à escrita, fique atento a utilizadores que mencionam demais o nome da marca. Essa é uma estratégia para melhorar o posicionamento da empresa na internet e, quase sempre, é um review falso.
Comentários por todo o mundo
Ser uma pessoa naturalmente desconfiada pode te ajudar a fugir dos golpes das avaliações.
Isso porque uma boa estratégia é investigar comentários suspeitos.
Ainda de acordo com Vardy, utilizadores que comentam sobre empresas em lugares diversos e/ou em línguas diferentes podem, normalmente, indicar uma crítica falsa.
Buscar por detalhes de resenhas anteriores escritas pela pessoa e quais outros produtos ela testou facilita na hora de descobrir se o perfil é real ou feito apenas para criar avaliações para benefício das marcas.
Plataformas, como o Google, afirmam terem um sistema de segurança que remove comentários possivelmente falsos e podem até mesmo suspender contas suspeitas.
Entretanto, nem sempre essas ferramentas são eficazes, podendo deixar passar uma crítica ou outra.
Muitos elogios
Por último, mas não menos importante, a jornalista da BBC ainda diz que comentários ‘bons demais” são sempre suspeitos.
Em geral, afirma Vardy, reviews falsos costumam dar ao produto ou serviço em questão 5 estrelas e ainda enchem a marca de elogios.
Porém, dificilmente um cliente real terá uma experiência puramente positiva com uma empresa.
Ainda durante essa análise, é interessante notar se tais elogios parecem genéricos e fornecem poucas informações. Reviews como “Este produto é ótimo, adoro esta empresa”, sem grandes especificações podem fazer parte de uma estratégia de ‘copia e cola’.
O oposto vale para críticas negativas. Zero estrelas ou apenas reclamações sem muitos detalhes devem levantar uma exclamação de perigo.
O que achou das dicas que demos aqui? Já conhece ou pratica alguma delas?
Nos conte nos comentários como você se relaciona com as avaliações da internet e se já teve algum problema com relatos falsos. Vamos adorar saber!
Outros artigos interessantes: