Estudos publicados pela #MS360FAAP mostraram que os formatos de Reels e Carrossel são os mais populares para marcas e criadores no Instagram.
As redes sociais são plataformas dinâmicas e que mudam com o passar do tempo. Há alguns anos atrás pensar em uma foto ou vídeo que fica disponível por apenas 24h era inimaginável, mas veja o sucesso dos stories do Instagram.
Pensando em mapear essas mudanças e os principais focos de interesses dos utilizadores, o Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD-FAAP) do Centro Universitário FAAP, em parceria com a Empifi, realizou um extenso estudo que pode agregar muito para os criadores.
Segundo a pesquisa, os formatos de carrossel e reels foram os preferidos dos utilizadores, que veem em postagens dinâmicas um fator a mais para interagir com marcas e influenciadores.
A mais recente edição do estudo Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP) mostrou que entre os meses de abril e junho deste ano, os carrosséis tiveram os melhores resultados e por isso devem sem a principal aposta dos criadores de conteúdo.
Quais os resultados das interações?
A pesquisa mapeou diversos perfis dentro da plataforma, tanto nacionais – no Brasil – quanto internacionais, e com isso desvendaram alguns dados bem interessantes.
De acordo com as informações divulgadas, o formato carrossel costuma ter uma média de 2,2 mil interações, um valor significativo se comparado a média em posts únicos com apenas 1,8 mil interações.
Quando falamos dos reels, entretanto, os números são tão promissores quanto, mantendo um valor médio de 2,1 mil interações nas postagens.
Além disso, foi possível identificar um outro padrão nas ações dos utilizadores dentro do Instagram.
Segundo o monitoramento, perfis de influenciadores costumam ter 24,8 vezes mais interações do que perfis de marca.
Thiago Costa, pesquisador do estudo e professor da FAAP, explica que isso acontece por conta de uma preferência dos utilizadores de interagirem com pessoas ao invés de empresas.
Esse é apenas mais um dado que mostra o quão importante é para o marketing das organizações focar no ‘fator humano’ em suas comunicações.
Outros dados que nos ajudam a entender essa preferência podem ser vistos no tipo e frequência de publicações que são feitas na rede.
Enquanto os influenciadores publicam reels com uma frequência muito maior (43,6%), os perfis de marca costumam focar em uma maior produção de posts com fotos (37,1%), seguido pela criação de vídeos (34,6%).
A diferença pode parecer pouca, mas quando vemos o montante, a perspectiva se torna outra.
De acordo com Eric Messa, professor e coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD-FAAP) da FAAP, essa diferença se dá muito pela facilidade dos criadores de produzir vídeos rápidos e interativos.
Vlogs diários, ou as famosas trends de “Get Ready With Me” (Se arrume comigo) são exemplos desses conteúdos que conquistam os utilizadores.
Empresas, por outro lado, costumam ter mais planejamento e também uma agenda de publicações mais rígida.
A dica dada pelo professor é para que as marcas comecem a ‘se soltar’ e ir em busca de publicações mais dinâmicas com os Reels e Carrosséis.
Mas e o Facebook?
Apesar de ter perdido um pouco da adesão dos usuários, o Facebook ainda é uma rede importante para algumas marcas e influenciadores.
Dessa maneira, o estudo cobriu a plataforma e encontrou alguns dados bem legais.
Entre eles, a comparação de publicação entre as mídias sociais é muito próxima, com uma média de dois posts semanais no Facebook em relação a três no Instagram.
Vale destacar que aqui estamos falando em posts regulares, ou seja, aqueles que ficam no feed. Além disso, os stories acabam sendo mais populares na segunda plataforma.
A pesquisa revelou ainda que o segundo trimestre de 2023 apresentou números interessantes em relação às interações, registrando quase 5 milhões delas em páginas de serviços do Facebook.
Dessa maneira, se manter atento às mudanças provocadas pelos utilizadores é essencial para ganhar relevância e não ser esquecido nas redes sociais.
E você, vai postar mais reels e carrosséis a partir de agora?
Outros artigos interessantes: