Tu já te deparaste com aqueles momentos frustrantes em que a tua ligação à internet parece uma tartaruga a correr? Pois bem, nos Emirados Árabes Unidos isso parece ser coisa do passado. A sua rede 5G é agora a mais veloz do globo, pelo menos é o que diz o benchmark da consultora Ookla.
Brasil e Singapura no top, mas Portugal fica de fora
Se dermos uma vista de olhos pelo Top 10 das velocidades 5G, encontramos algumas surpresas. Os Estados Unidos e a Índia, por exemplo, não aparecem na lista. O Brasil encontra-se bem posicionado, no quarto lugar, com uma média de download de 447,30 Mbps. A seguir temos Singapura com 388,55 Mbps e o Barém com 378,35 Mbps. E Portugal? Bem, embora não esteja no Top 10, a NOS, a rede mais veloz por cá, regista uma média de download de 380,51 Mbps.
Concorrência feroz nos Emirados Árabes Unidos
Voltando aos Emirados, é interessante perceber como tudo aconteceu. A Etisalat e a du, duas operadoras da região, iniciaram os seus serviços comerciais de 5G já em 2019. Desde então, a concorrência entre elas foi, digamos, bastante “agressiva”. Esta batalha resultou na cobertura quase total da população em 2022. Mesmo com a situação complicada gerada pela pandemia de COVID-19, ambas as empresas viram as suas receitas crescerem – a Etisalat em 6% e a du em 8,4%.
Foco no entretenimento móvel
Estas operadoras perceberam algo fundamental: o poder do entretenimento móvel. Deram prioridade ao crescimento da sua base de clientes pós-pago, e ofereceram várias opções, desde serviços de streaming a eventos desportivos e, claro, gaming mobile. E o público? Principalmente jovens que, segundo o relatório da Ookla, passaram uma média de 4,7 horas por dia a jogar em smartphones em 2021.
Em suma, enquanto muitos de nós estamos contentes se conseguirmos ver um vídeo no YouTube sem interrupções, nos Emirados Árabes Unidos estão a viver o futuro da conectividade. E parece que o futuro é feito de streaming e jogos online.
Outros artigos interessantes: