Ataques online são uma das grandes preocupações deste século, tornando-se cada vez mais frequentes. Mas você sabe como manter suas informações protegidas no meio digital? Venha descobrir!
Nos últimos tempos, estamos testemunhando uma onda crescente de vazamentos e vendas de dados online. As motivações que levam a isso podem ser das mais diversas, mas a certeza é que qualquer um pode ser um alvo.
De acordo com uma entrevista dada por Wanderson Castilho, perito em crimes digitais e CEO da Enetsec, para o jornal Exame, o próprio desenvolvimento tecnológico é um dos fatores que aumentam a possibilidade de vazamentos.
“Nessa era digital, nossas informações pessoais e empresariais se tornaram valiosas commodities para os criminosos, que enxergam na vulnerabilidade dos dados uma oportunidade bastante lucrativa. Por isso, todo cuidado é pouco”, diz o CEO.
Entretanto, Castilho alerta que na grande maioria das vezes, esses incidentes ocorrem por negligência dos próprios utilizadores.
“É muito comum os fraudadores usarem as informações para roubo de identidades, extorsão e aplicar phishing”, afirma.
Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Tenable, apenas em 2022, 257 terabytes de dados foram vazados ao redor do mundo, o que representa cerca de 2,29 bilhões de informações compartilhadas sem consentimento.
Para não se tornar parte da estatística, fique de olho nessas dicas que temos para você!
3 dicas para se proteger do vazamento de dados
A seguir, separamos algumas dicas que podem te ajudar a manter suas informações mais seguras, confira!
Senhas não tem que ser simples
Para o perito em crimes digitais, Wanderson Castilho, uma das maneiras mais eficazes de manter a segurança no meio digital é apostar em senhas fortes.
“Ao criar suas senhas, opte por senhas com, pelo menos, oito caracteres, combinando números, letras maiúsculas e minúsculas e símbolos. Essa diversidade dificulta que qualquer cibercriminoso decifre sua senha”, sugere ele.
É mais do que comum que empresas e sites que pedem por senhas deem algumas dicas aos utilizadores na hora de criá-las. Seguir esses toques é sempre importante.
Sempre autentique em 2 fatores
A autenticação em 2 fatores é um sistema de segurança que pede por uma confirmação de autenticidade antes de liberar o acesso. Normalmente esses sistemas estão conectados ao smartphone ou e-mail dos utilizadores, enviando uma autorização ou senha de acesso.
Ativar esse recurso, especialmente em sites com dados importantes, como aplicativos de bancos, é uma boa maneira de se proteger.
Essa é uma medida que dificulta a violação de dados e está disponível em diversos sites, como contas de email por exemplo.
Ainda sobre o tema de autenticação, ficar de olho em mensagens de acessos suspeitos é outra boa maneira de se prevenir.
Cuidado com Wi-Fi públicos
Por fim, é muito importante tomar cuidado com qual Wi-Fi você conecta seus aparelhos.
Redes públicas costumam ser inseguras e podem causar danos, facilitando o acesso a dados pessoais quando conectados a elas.
Caso seja um caso extremo e não tenha outra opção a não ser usar um Wi-Fi público, evite acessar aplicativos e sites de bancos, fazer transações e downloads, pois essas ações podem ser portas de entrada.
Outros artigos interessantes: