Já ouviste as últimas sobre o mundo das criptomoedas? Parece que, apesar do aumento de cerca de 75% no valor da Bitcoin este ano, o cenário para as moedas virtuais não é dos mais promissores.
Um facto curioso é que o número de transações relacionadas com criptomoedas sofreu uma redução considerável. Para teres uma ideia, a Coinbase, uma das maiores plataformas dedicadas às moedas virtuais, teve um volume de transações 70% inferior neste segundo trimestre em comparação com o mesmo período de 2022. Esta quebra deve-se, segundo a empresa, à queda da capitalização de mercado. Por exemplo, o Market Cap era de 2.26 triliões em abril de 2022 e caiu para menos de 1 trilião no início deste ano.
Volatilidade e oportunidades
Outro dado interessante é a redução da volatilidade de muitas moedas encriptadas. Algumas delas estabilizaram após uma subida no início de 2023, o que significa menos chances para comprar a um preço baixo e vender quando valorizam. Os especialistas já apelidam este período de “crypto winter”, e muitos fatores contribuem para este cenário, como o desaparecimento da plataforma FTX ou o fracasso dos NFTs.
E agora?
Apesar dos contratempos, nem todos acham que o fim das criptomoedas está próximo. Ainda assim, é notório que algumas empresas focadas em mineração estão a abandonar o barco para se dedicarem a outros segmentos, como a Inteligência Artificial (IA). Será uma reviravolta completa ou apenas um período mais frio que, eventualmente, passará?
Outros artigos interessantes: