A ferramenta exclusiva de Inteligência Artificial (IA) do Google, Bard, pretende ajudar os utilizadores a marcar reuniões, analisar dados, desenvolver conteúdos e muito mais. Veja algumas dessas possibilidades aqui!
Entrando na onda das ferramentas de IA, o Google fez seu lançamento com o Bard, que promete recursos diversos para ajudar seus utilizadores a ganharem tempo e precisão no trabalho.
A plataforma possui recursos de otimização de planilhas, escrita intuitiva, resumos de textos e vídeos extensos e muitos outros usos.
Para te ajudar a ter mais praticidade em seu dia a dia, o Techenet selecionou 5 principais comandos que podem ser úteis para você.
Veja como usá-los no guia abaixo!
1. Escrever e-mails automaticamente
O Bard é uma ótima opção para te ajudar a escrever e-mails mais rápidos e responder com facilidade a uma caixa de entrada lotada.
O prompt ideal para esse tipo de ação é: “Escreva uma resposta para o seguinte e-mail e diga (resuma sua resposta): (cole o conteúdo do e-mail)”
O intuito desse comando é ajustá-lo de acordo com suas necessidades. Assim, você poderá adicionar a ação de negar uma tarefa, ou aceitar uma proposta de parceria, ou o que mais precisar.
Por conta de medidas de segurança, a IA do Google não envia o e-mail automaticamente, permitindo que você confira se a resposta está de seu agrado e faça as mudanças que achar necessárias.
2. Resumir textos e vídeos longos
Lidar com textos complexos e vídeos longos pode tomar um bom tempo da agenda dos colaboradores de uma empresa.
Para driblar esse problema, o Bard é capaz de criar resumos atualizados e completos, tudo em poucos minutos.
A maneira de acionar esse recurso é copiando o link do artigo ou vídeo que deseja resumir, colá-lo na plataforma dentro do comando “resuma para mim em pontos principais o artigo/vídeo (insira o link)”.
3. Agendar reuniões
Agendar reuniões pode ser uma dor de cabeça daquelas no dia a dia de trabalho, afinal alinhar horários é sempre uma dificuldade.
Foi pensando nisso que o Bard veio simplificar esse processo!
A IA é capaz de identificar as brechas de horário comum a todos os colaboradores, clientes ou quem mais for participar de uma conversa, e preparar convites de e-mails para que todos sejam comunicados.
Para usar esse comando é necessário que esteja ligado em sua conta de trabalho e então pedir ao Bard “agende uma reunião com X, Y e Z”, listando todos os convidados.
4. Otimizar planilhas
O prompt de otimização de planilhas é um ótimo recurso para criar tabelas, executar cálculos, fórmulas e organizar suas informações.
Entretanto, o que mais se destaca entre suas possibilidades é a exportação do conteúdo criado, uma vez que outras inteligências artificiais disponíveis online, como o ChatGPT, ainda não são capazes de fazer isso.
Para acessar esse comando, até então exclusivo do Google, basta selecionar os itens desejados e pedir para “exportar para planilhas”.
Você pode, ainda, pedir para que ele elenque as ideias centrais do conteúdo resumido ou que apresente as informações em forma de bullet points, por exemplo.
5. Brainstorm
Às vezes a criatividade precisa de um empurrãozinho para funcionar, e para isso podemos acionar a IA do Google para nos ajudar.
Os comandos aqui podem ser variados de acordo com suas necessidades e funções das ideias que procura.
Entretanto, separamos alguns exemplos que podem ser bem úteis:
- “Bard, me mostre as principais tendências de marketing do último mês para criar conteúdos”
- “Poderia me dar um feedback sobre (insira sua ideia)?”
- “Faça uma lista de temas para criar artigos para o meu blog (link do seu blog)”
Dica bônus: Use o Bard para saber as notícias do dia!
Mas se o que você precisa é de um resumo rápido dos acontecimentos do dia para se manter atualizado, o Google Bard também pode te ajudar!
Para isso, basta pedir à IA que traga as principais notícias do dia, semana ou o período que desejar.
Ainda é possível filtrar a entrega por temas, direcionando sua atenção para o que realmente importa, como por exemplo: “Bard, quais são as principais notícias de hoje sobre tecnologia no mundo?”
E então, vai testar a ferramenta?
Outros artigos interessantes: