Na sua estreia nas telonas, a Barbie de Margot Robbie tem feito história no universo cinematográfico. A boneca mais icónica do mundo, que sempre habitou o imaginário de crianças e adultos, atingiu um novo patamar com o seu primeiro filme.
Um marco no cinema
A aventura cinematográfica de Barbie, realizada por Greta Gerwig, ultrapassou a barreira de mil milhões de dólares em receita, um marco histórico para uma realizadora. Não que outras mulheres não tenham alcançado esta cifra anteriormente, mas dividiram o crédito com homens, como é o caso de Capitã Marvel, codirigido por Anna Boden e Ryan Fleck, e Frozen 1 e 2, de Jennifer Lee e Chris Buck.
Além disso, Barbie garantiu o posto de segundo filme mais lucrativo deste ano, deixando a Warner Bros em alta ao entrar para o clube de estúdios que atingiram a casa dos mil milhões em 2023. Jeff Goldstein, presidente de distribuição doméstica da empresa, expressou à Variety o entusiasmo com este feito.
Barbie, um fenómeno de bilheteira
A Warner Bros mostra-se verdadeiramente satisfeita com este sucesso, que é, de facto, inédito para o estúdio. O filme Barbie alcançou a marca do milhão de dólares apenas 17 dias após o seu lançamento, superando “Harry Potter e as Relíquias da Morte” que havia atingido essa marca após 19 dias. Barbie e Ken também concedem à empresa o seu primeiro filme a chegar ao milhão desde o início da pandemia. A lista inclui ainda “Spider-Man: No Way Home” (Sony), “Top Gun: Maverick” (Paramount), “Jurassic World: The World After” (Universal) e “Avatar: The Way of Water” (Disney).
Estes resultados promissores parecem apontar o caminho para novas licenças inspiradas nos icónicos brinquedos da Mattel. De acordo com a fabricante, há catorze filmes em desenvolvimento com base em licenças como Uno, Polly Pocket e Hot Wheels. No entanto, uma sequência para Barbie ainda não está nos planos.
E o futuro?
Após este sucesso estrondoso, a diretora Greta Gerwig tem pela frente um projeto igualmente ambicioso. Na Netflix, Gerwig vai-se dedicar à adaptação de um marco da fantasia: “As Crónicas de Nárnia”. A plataforma, que também pretende explorar a imaginação de CS Lewis, já encomendou dois filmes. Ainda não foi anunciada nenhuma data de lançamento, mas é de esperar que o desenvolvimento arranque em breve.
O sucesso da Barbie no cinema confirma algo que todos já sabíamos: Barbie não é apenas uma boneca, é um fenómeno mundial. E, pelos vistos, o seu brilho não se limita apenas ao universo cor-de-rosa das crianças.
Outros artigos interessantes: