Parece que a era dos robôs está cada vez mais próxima, ou ao menos é isso que promete a startup de robótica Apptronik. Apollo, como foi nomeado, é a nova aposta da empresa para os lares domésticos. Venha entender!
Ter robôs ajudantes em casa, até pouco tempo atrás, era roteiro de filmes como O Homem Bicentenário (1999). Mas hoje, aspiradores robóticos e assistentes virtuais são uma realidade.
Pensando em inovar e facilitar ainda mais nosso dia a dia, a startup texana, Apptronik, anunciou o lançamento do robô Apollo, capaz de ajudar humanos em tarefas domésticas, como a limpeza, e até mesmo se arriscando em nosso lugar em serviços perigosos.
“Queremos nos libertar das tarefas que não agregam valor e nos dedicar ao que realmente importa”, foi o que disse a empresa no evento de lançamento do projeto nesta quarta, dia 23.
Com foco no setor de logística, Apollo ainda não será vendido comercialmente, mas vai iniciar seus testes buscando aliviar a demanda por mão de obra em ambientes como armazéns.
A curto prazo, a Apptronik afirma desejar o emprego do robô em fábricas, construções, empresas de petróleo, gás, eletrônica, varejo, entregas a domicílio e até mesmo no cuidado de idosos.
O passo seguinte seria então levar o projeto para missões espaciais, até a Lua e Marte.
Jeff Cardenas, cofundador e CEO da empresa, disse à CNN que tem por objetivo “construir robôs versáteis para realizar tarefas que não queremos fazer, para nos ajudar aqui na Terra e, eventualmente, explorar a Lua, Marte e além”.
Um robô como nós
A estética humanóide de Apollo é uma de suas características que mais chocam em um primeiro momento.
Muito parecido com um humano de porte médio, o robô possui 1,7 metros e pesa 72,6 quilos. Versátil e forte, ele foi projetado para ajudar humanos em tarefas diárias e, por isso, é capaz de levantar até 25 quilos.
A segurança foi um fator importante no desenvolvimento do projeto, capaz, por exemplo, de pautar de forma imediata assim que detecta uma possível colisão iminente.
Projetado para uma interação amigável, o desejo da startup é, futuramente, que ele seja mais um dos recursos domésticos que facilitam nosso dia a dia.
O robô funciona a base de baterias recarregáveis que duram em média 4 horas. Além disso, possui painéis frontais que fornecem informações sobre a carga da bateria, tarefa realizada no momento, previsão de conclusão e próximos trabalhos.
A ideia de se assemelhar a um humano não para por aí. Projetado para trabalhar em espaços pequenos, o projeto também tem boa desenvoltura com ferramentas criadas para pessoas, de modo que as empresas não precisam de adaptações.
A Apptronik é uma startup de robótica situada em Austin, no estado do Texas nos EUA, e já participou de grandes projetos no país, como o desenvolvimento do robô Valkyrie, usado pela Nasa.
Entretanto, com cerca de 7 anos de estrada, eles afirmam que Apollo é, até hoje, seu projeto mais completo e evoluído.
Outros artigos interessantes: