Se tens sido incomodado por publicidades intrusivas a tomar conta do ecrã do teu smartphone, o Android 14 promete resolver este aborrecimento. Isto porque esta versão do sistema operativo traz uma nova funcionalidade que te permite revogar manualmente as permissões de notificações em ecrã inteiro das aplicações.
Uma solução para anúncios invasivos
Até agora, muitas aplicações utilizavam a permissão USE_FULL_SCREEN_INTENT
para mostrar anúncios a toda a tela, muitas vezes tornando-se um incómodo para os utilizadores. Contudo, com a chegada do Android 14, vais poder decidir se permites ou não que as aplicações utilizem esta permissão. Ao desativá-la, impede-se que estas aplicações mostrem notificações invasivas no teu dispositivo.
Mishaal Rahman descobriu esta nova funcionalidade, e faz um alerta: apesar desta permissão ser uma das formas de surgirem os anúncios a toda a tela, não é a única. No entanto, é uma das mais abusadas pelos fornecedores de anúncios.
Exceções e recomendações
Esta permissão também é utilizada por aplicações de chamadas e alarmes para mostrar notificações a toda a tela, especialmente quando o ecrã está desligado. Ao desativá-la, estas notificações não vão aparecer. Para as aplicações que são descarregadas da Play Store, a Google já anunciou que não irá conceder automaticamente esta permissão. As únicas exceções são as aplicações de chamadas e de alarmes.
Se já tinhas instalado aplicações que utilizavam esta permissão antes de atualizares para o Android 14, terás que desativá-la manualmente depois da atualização. Estas mudanças vão fazer parte do Android 14, que deverá ser lançado muito em breve, visto que já está na fase Beta 5.
Em resumo, parece que o Android 14 está mesmo a dar passos sólidos para melhorar a experiência do utilizador, limitando os anúncios intrusivos e dando mais controle sobre as notificações a toda a tela.
Outros artigos interessantes: