Uma das maiores empresas do mundo, a Amazon anunciou um novo uso para a inteligência artificial em seu sistema. A partir de agora, a IA será usada para criar avaliações de melhor qualidade para os produtos vendidos no site.
Na manhã de segunda-feira, dia 14/08, a Amazon fez um grande anúncio: de que, a partir daquele momento, a inteligência artificial seria mais uma ferramenta para ajudar os clientes a entenderem, descobrirem e comprarem melhores produtos.
De acordo com a empresa, a ideia é facilitar a vida de seus consumidores e evitar que eles percam tempo lendo diversas avaliações.
A varejista, dessa forma, vai usar a inteligência artificial para criar descrições em um parágrafo único que destaquem os pontos positivos e negativos avaliados pelos compradores.
A Amazon ainda observou que esses trechos podem ser usados para ter uma visão geral do que será comprado para além da descrição do próprio vendedor.
Mas não é só para isso que a IA será usada!
A ferramenta de inteligência também será capaz de destacar características dos produtos, de forma a ajudar aqueles que estejam procurando informações sobre “facilidade de uso” ou “desempenho”, por exemplo.
Esse é um recurso muito parecido com o já disponibilizado pela plataforma, que identifica palavras principais e filtra os resultados a partir delas.
Contudo, os resumos por IA prometem ser ainda mais simples e precisos.
Quando o recurso chegará ao consumidor?
Até o momento, as avaliações geradas por AI estão disponíveis apenas para uma parte dos consumidores dos Estados Unidos, ainda em fase de testes.
Segundo a empresa, o foco agora é trabalhar para ajustar seus prompts e melhorar a eficácia da ferramenta, para que, só então, possa ser pensada em uma expansão.
O que ainda preocupa em relação ao recurso é como o sistema de inteligência será capaz de desviar de avaliações falsas.
Não é de hoje que a Amazon luta contra análises enganosas e pagas em sua plataforma, as quais podem interferir na qualidade dos resumos gerados.
A empresa ainda não se manifestou sobre o assunto.
As avaliações falsas da Amazon
A preocupação com falsas avaliações pode ser maior do que achamos. Segundo dados liberados pela varejista em 2021, mais de 200 milhões de comentários foram deletados da plataforma por opiniões enganosas durante o ano de 2020.
Várias medidas foram tomadas pela empresa para tentar barrar esse problema, como ações judiciais contra vendedores que pagaram por reviews positivas.
Em 2022, a Amazon processou cerca de 10 mil administradores de grupos do Facebook envolvidos na corretagem de tais comentários.
Os recursos de IA se tornam uma preocupação constante para impedir a geração de avaliações enganosas, especialmente com a capacidade cada vez mais real das inteligências de simularem conversas humanas.
Isso pode vir a ser a ‘pedra no sapato’ da nova ferramenta da Amazon!
Uma medida tomada inicialmente pela empresa foi a de focar seus resumos e comentários vindos de contas verificadas, além de continuar a investir recursos para impedir a disseminação de feedbacks falsos ou pagos.
Um representante da marca comenta que “isso inclui modelos de aprendizado de máquina que analisam milhares de pontos de dados para detectar riscos, incluindo […] histórico de reviews e outras indicações de comportamento incomum”.
Mas e você, acha que vai confiar nas avaliações geradas por IA?
Nos conte nos comentários o que pensa sobre o assunto, vamos adorar saber a sua opinião!
Outros artigos interessantes: