Já reparaste que a Amazon está a apostar forte e feio na inteligência artificial (IA)? De acordo com Andy Jassy, CEO da empresa, a IA é uma das principais áreas de investimento. E o que é mais intrigante é que todos os grupos da Amazon estão a colaborar para desenvolver aplicações de IA generativa para reinventar e melhorar a experiência dos clientes.
O impacto das grandes linguagens de modelagem
Uma das principais áreas de interesse da Amazon é a grande modelagem de linguagem, onde entra o Bedrock da Amazon. Jassy explicou que muitas empresas desejam ter acesso a grandes modelos de linguagem. A grande questão é que estas empresas pretendem personalizá-los com os seus próprios dados, mas sem que estes sejam integrados no modelo geral. Por isso, é essencial garantir a segurança, a privacidade e a compatibilidade com as funcionalidades da plataforma AWS. A ideia é que tudo isto seja oferecido num serviço gerido.
A tríade da inteligência artificial
Para Jassy, a IA generativa tem três camadas fundamentais e a Amazon está a investir fortemente em todas elas.
- A primeira camada envolve o cálculo necessário para treinar os modelos-base e fazer novas inferências ou previsões.
- A segunda camada é a grande linguagem de modelagem como um serviço, já mencionada anteriormente.
- E, finalmente, a terceira camada são as aplicações que funcionam nos grandes modelos de linguagem. Uma boa representação desta camada é o ChatGPT.
Estas três camadas constituem o cerne da IA, que é os dados. Segundo Jassy, as pessoas querem trazer os modelos de IA generativa para os dados, e não o contrário. A AWS tem o leque mais amplo de serviços de armazenamento, base de dados, análise e gestão de dados para clientes e possui mais clientes e dados armazenados do que qualquer outra.
Outros artigos interessantes: