Fique de olho em algumas opções gratuitas que podem substituir softwares famosos – e caros – do mercado. Separamos três principais para você!
Quem nunca se viu travado em um projeto pela falta de um pacote de software?
Ferramentas de texto, vídeo e imagem costumam ser caras no mercado, e isso muito se dá por sua essencialidade na realização de projetos de áreas diversas.
Um profissional de marketing, por exemplo, não pode fugir de algumas funções. Assim como um designer também precisa de alguns sistemas que o ajudem na hora de colocar suas ideias em prática.
Para fugir dos preços altos, separamos para você três ferramentas gratuitas que substituem perfeitamente alguns softwares do mercado.
Fique de olho em cada uma delas!
Software para imagem
Pixlr é um editor de imagem online que oferece a melhor combinação de ferramentas do mercado de forma totalmente gratuita.
Em um mundo em que softwares e editores de imagem são conhecidos por serem difíceis de usar e pouco intuitivos, a plataforma vai na contramão ao privilegiar a usabilidade de seu sistema.
Se você não tem muita experiência com aplicativos desse tipo, o Pixlr é uma ótima porta de entrada.
Mas caso seja um veterano na área, tenho certeza de que vai poder explorar suas funcionalidades mais avançadas e desenvolver criações incríveis.
Seu contraponto é que em sua versão gratuita o utilizador não consegue fugir dos anúncios, além de só poder salvar 3 projetos por vez.
Software para texto
O LibreOffice é uma excelente opção gratuita para substituir os gastos com o famoso pacote Office da Microsoft, agora renomeado como Microsoft 365.
Compatível com os principais formatos de arquivos, como Word, Excel e PowerPoint, a ferramenta tem um processador de texto intuitivo e bem fácil de ser usado – especialmente para quem já está acostumado com a versão paga.
Além de área para texto, o software ainda oferece a criação de planilhas e apresentações, além de suporte para várias plataformas.
Infelizmente o recurso tem a contrapartida de não suportar a estrutura de armazenamento em nuvem da Microsoft.
Entretanto, se quiser uma alternativa também gratuita e com essa função, pode sempre migrar para os documentos, planilhas e apresentações do Google.
Software para vídeo
Por fim, vamos falar sobre um recurso incrível para quem precisa editar vídeos: OpenShot.
Além de ser fácil de usar, a plataforma apresenta uma combinação ideal de recursos para que você possa soltar a imaginação e criar conteúdos incríveis.
Vale ressaltar que esse é um aplicativo voltado para iniciantes na área, por isso não vai encontrar funções extremamente avançadas em suas opções.
Caso você já seja expert na área e esteja procurando por algo mais completo, pode optar pelo DaVinci Resolve, um software também gratuito e muito mais completo.
Dica bônus
Temos ainda uma dica bônus para você!
Caso possua um Mac ou um PC com Windows 11, verifique seu software de edição de vídeos que já é integrado à sua máquina.
Talvez você já tenha à sua disposição o iMovie e Clipchamp. Ambos são ferramentas completas e ideais para desenvolver seus projetos em vídeo.
E o melhor de tudo é que elas já vem instaladas e completamente acessíveis para você!
Antes de ir testar as ferramentas que te contamos aqui, deixe um comentário abaixo e nos diga o que achou dessas dicas!
Outros artigos interessantes: