A era das assistentes virtuais como Alexa e Siri é uma constante em nossas vidas, mas que pode estar chegando ao fim para alguns desses sistemas. Entenda porque a Microsoft decidiu encerrar o aplicativo Cortada.
Não é de hoje que a Cortana vem sendo ‘ameaçada’ por outras assistentes virtuais e acaba perdendo espaço no mercado.
Depois de ter retirado o sistema da barra de tarefas do Windows 11 e das configurações iniciais, agora o aplicativo perde seus últimos acessos e está sendo oficialmente desligado pela Microsoft.
A nova atualização, lançada na última semana, desativa o sistema de assistência inteligente depois de 3 anos da descontinuidade do app para plataformas iOS e Android.
O principal motivo para tal decisão foi a alta competitividade com outros sistemas virtuais como Alexa e Google Assistant.
Ainda que a empresa tenha tentado reformular a Cortana para ser mais competitiva em sistemas para smartphone, esse é realmente o fim da plataforma que não prosperou com os usuários.
Um fim anunciado para a Cortana
Lançada originalmente como parte do sistema de assistência digital do Windows Phone, a Cortana entrou para o sistema desktop apenas a partir do Windows 10 em meados de 2015.
Integrada a barra de tarefas do sistema, o aplicativo visava facilitar a vida dos utilizadores, permitindo comandos de voz, lembretes e até mesmo a capacidade de iniciar apps.
Entretanto, a alta concorrência com outras assistentes virtuais, fez com que a Cortana perdesse o interesse dos utilizadores e fosse retirada na semana passada do atual Windows 11.
O principal motivo que levou a essa interrupção foi o fato da plataforma estar ligada a maioria dos erros da Microsoft com o Windows Phone.
Além disso, falas do CEO da empresa, Satya Nadella, que afirmou em 2019 que o sistema Cortana estava ficando para trás em relação à concorrência, não ajudaram a popularizar a ferramenta.
Caso tente iniciar o aplicativo, verá uma tela de aviso sobre o fim da Cortana e um link que leva direto a um artigo com mais informações e suporte.
Além da retirada do sistema Windows 11, a Microsoft anunciou também que planeja encerrar o suporte para o aplicativo no Teams Mobile, Microsoft Teams Display e Microsoft Teams Rooms ainda no outono de 2023, no hemisfério norte.
O fim definitivo só não se deu completamente uma vez que a Cortana continuará ativa dentro do Outlook mobile, disse um representante da empresa.
O novo foco da Microsoft é o chamado Windows Copilot, uma barra lateral para o Windows 11 que vai controlar configurações do sistema, responder a perguntas dos utilizadores e mais.
Desenvolvida pelo Bing Chat, essa é uma tentativa de manter a ferramenta competitiva em um mercado tão acirrado quanto o das assistentes virtuais.
A previsão é que o Windows Copilot esteja disponível ainda em 2023 como uma das novas atualizações do Windows 11, que ainda deve incluir suporte nativo a RAR e 7-Zip.
Mas e você, o que achou do adeus que vem sendo dado a Cortana? Costumava usar a ferramenta?
Vamos adorar saber a sua opinião sobre essa e outras plataformas de assistência nos comentários abaixo!
Outros artigos interessantes: