O desperdício alimentar é uma preocupação global, especialmente numa altura em que os preços dos alimentos estão consideravelmente mais caros. Uma parte significativa do desperdício tem origem nas cozinhas. A congelação pode ser uma aliada nas estratégias contra o desperdício alimentar.
A Hisense partilhou algumas dicas que podem ajudar a poupar tempo e dinheiro e tirar o máximo partido do seu congelador.
Aproveitar produtos em excesso
A Hisense alerta para o facto de uma frustração partilhada por muitos: ver frutas e legumes frescos estragarem-se antes de termos a oportunidade de os saborear. Em vez de os desperdiçar, o ideal é congelar os produtos em excesso antes de atingirem o prazo de validade. O ideal é marcar um para passar algum tempo de volta do seu frigorífico e avaliar o que precisa de ser guardado no congelador, antes de expirar. Cortar ou fatiar em porções adequadas e guardar em recipientes herméticos ou sacos de congelação é essencial. Um dos conselhos é colocar etiquetas com a data de congelação. Geralmente, é aconselhável congelar os alimentos durante um máximo de 3 meses. Se forem guardados para além desse prazo, a qualidade e a segurança dos alimentos podem ficar comprometidas.
Como transformar ervas aromáticas em cubos de gelo
As ervas frescas são as maiores aliadas para dar sabor aos pratos, mas podem murchar e estragar-se rapidamente. Para prolongar a sua vida útil, o ideal é picar as ervas e colocá-las em tabuleiros de cubos de gelo. Depois coloque cada compartimento com azeite ou água e congele. Estes cubos de gelo com infusão de ervas podem ser facilmente adicionados aos cozinhados, garantindo que nenhuma erva é desperdiçada.
Cozinhar em série e congelar as refeições
A preparação de refeições tem ganho popularidade desde a moda do fitness que se seguiu ao período pós-lockdown. A preparação de grandes quantidades de alimentos e o congelamento de porções individuais é uma forma fantástica de poupar tempo e lidar com o desperdício alimentar. Ideal para alturas de agenda preenchida ou simplesmente para fazer uma pausa na cozinha, estas refeições pré-preparadas podem ser descongeladas e saboreadas.
Utilizar o método “Primeiro a entrar, primeiro a sair”
Organize o congelador para garantir que são os artigos mais antigos os primeiros a ser usados. O ideal será colocar os artigos recém-congelados na parte de trás do congelador, para que possa aceder facilmente aos produtos mais antigos quando necessário. Esta prática evita que os alimentos fiquem enterrados e esquecidos, reduzindo a probabilidade de expirarem antes de serem utilizados. de trás.
As funcionalidades do seu frigorífico e como podem ajudar
Todos os frigoríficos possuem espaços reservados para alguns alimentos e/ou permitem ajustar a temperatura de algumas áreas. Aproveite ao máximo estas funcionalidades para prolongar a frescura dos seus alimentos.
A função My fresh choice da Hisense, por exemplo, oferece uma enorme vantagem quando se trata de reduzir o desperdício de alimentos, porque permite personalizar as definições de temperatura e os níveis de humidade em compartimentos específicos, proporcionando condições ideais para diferentes tipos de alimentos.
Outros artigos interessantes: