O cinema é uma ótima fonte de ideias, especialmente para quem ama tecnologia. Por isso, separamos 7 filmes obrigatórios para você que está sempre atento às novidades dessa área. Venha conferir!
A tecnologia já foi tema de diversos filmes famosos no decorrer dos anos.
De Metrópolis (1927), que deu início ao gênero de ficção científica, à Matrix (1999), uma das maiores franquias de todos os tempos, esses foram campos de conhecimento que sempre andaram lado a lado.
Assim, para que você fique por dentro das grandes obras que marcaram o ramo da tecnologia, separamos alguns longas que não pode deixar de assistir.
Prepare a pipoca e venha conhecer 7 filmes obrigatórios para quem ama tecnologia!
2001: uma odisseia no espaço
Desde os tempos mais remotos da humanidade, simbolizados pela “Aurora do Homem” na pré-história, um enigmático monólito negro parece transmitir sinais que sugerem a influência de uma civilização distinta interagindo com o nosso planeta.
Passados quatro milhões de anos até o século XXI, uma equipe de astronautas liderada pelos experientes David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada para Júpiter a bordo da nave Discovery, com a missão de desvendar os mistérios do monólito.
Contudo, durante a viagem, o computador HAL 9000, responsável pelo controle da nave, sofre uma falha e tenta assumir o comando, eliminando gradualmente os tripulantes.
Onde assistir: HBO Max
Jobs
Partindo de uma juventude descomprometida com os estudos, Steve Jobs (Ashton Kutcher) trilha um caminho que o conduz de hippie a um líder influente em uma das maiores corporações de tecnologia global.
Ele se destaca por sua determinação e natureza marcante, não hesitando em tomar medidas drásticas para alcançar seus objetivos.
No entanto, essa abordagem muitas vezes prejudica suas conexões pessoais, tanto no âmbito amoroso quanto nas amizades.
Onde assistir: Netflix; Paramount+
O jogo da imitação
No decorrer da Segunda Guerra Mundial, o governo britânico formou um grupo com a finalidade de decifrar o Enigma, um código amplamente conhecido usado pelos alemães para transmitir mensagens aos submarinos.
Entre os membros está Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos extremamente lógico e focado em seu trabalho, porém com dificuldades de relacionamento com a maioria das pessoas ao seu redor. Apesar de sua rigidez, Turing emerge como líder da equipe.
Seu principal objetivo é construir uma máquina capaz de analisar todas as combinações de codificação do Enigma em apenas 18 horas, permitindo aos britânicos conhecer as ordens transmitidas antes de serem executadas.
No entanto, para que o projeto seja bem-sucedido, Turing precisa aprender a colaborar e encontra em Joan Clarke (Keira Knightley) uma valiosa incentivadora.
Onde assistir: Netflix; HBO Max
Matrix
Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo sombrio, é atormentado por enigmáticos pesadelos em que se vê preso por fios e cabos.
A cada episódio, desperta gritando no exato instante em que os eletrodos estão prestes a penetrar em seu cérebro. Com a repetição desse sonho, Anderson começa a questionar a realidade que o cerca.
Através do encontro com os enigmáticos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é uma vítima do Matrix, um avançado sistema artificial inteligente que manipula as mentes das pessoas, criando uma ilusão de mundo real enquanto utiliza suas mentes e corpos para gerar energia.
Morpheus, no entanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado salvador com o poder de desafiar o Matrix e guiar as pessoas de volta à realidade e à liberdade.
Onde assistir: Prime Video; HBO Max
A rede social
Em uma noite de outono, no ano de 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), um analista de sistemas formado em Harvard, senta-se diante de seu computador e começa a conceber uma nova visão.
Em apenas seis anos e com meio bilhão de conexões de amizade, Zuckerberg ascende ao posto de mais jovem bilionário da história, graças ao sucesso da plataforma de mídia social Facebook.
Contudo, essa ascensão traz consigo complicações que afetam tanto sua vida pessoal quanto profissional.
Onde assistir: Netflix; HBO Max
Gattaca – Experiência genética
Num cenário futurístico onde os indivíduos são gerados geneticamente em instalações laboratoriais, aqueles nascidos por meios biológicos são rotulados como “inválidos”.
Vincent Freeman (Ethan Hawke), um inválido, conquista um papel proeminente em uma corporação, mantendo seu verdadeiro status em segredo. Entretanto, um enigmático homicídio pode vir a revelar seu passado.
Onde assistir: Prime Video (pago)
Blade Runner: o caçador de andróides
No começo do século XXI, uma gigantesca empresa cria um robô com força, agilidade e inteligência comparáveis às dos seres humanos.
Essas criaturas, chamadas de replicantes, são usadas como mão de obra escrava na colonização e exploração de planetas distantes.
Contudo, quando um grupo de replicantes de nível avançado provoca um tumulto em uma colônia extraterrestre, esse evento leva à proibição dos replicantes na Terra, com a pena de morte como consequência.
A partir desse ponto, um grupo de agentes de elite, conhecidos como Blade Runners, são autorizados a usar força letal contra replicantes encontrados no planeta, embora essa ação seja chamada de “retirada”, não de execução.
Nesse contexto, em novembro de 2019, na cidade de Los Angeles, cinco replicantes chegam à Terra, e um ex-Blade Runner (Harrison Ford) recebe a tarefa de localizá-los.
Onde assistir: HBO Max
Qual desses já assistiu? Algum vai entrar na sua lista? Nos conte nos comentários!
Outros artigos interessantes: