Está procurando por uma ajudinha para escrever? O ChatGPT pode ajudar-te e, para isso, selecionamos 5 comandos que podem ser bem úteis para ti.
A Inteligência Artificial (IA) é um ótimo recurso para nos ajudar quando a criatividade falha. Entretanto, muitas vezes os resultados que buscamos não são bons o que precisamos.
A grande maioria desses erros acabam acontecendo por conta dos prompts – ou comandos – que usamos para buscar por tais respostas. Uma vez que as IAs costumam ser muito literais em suas interpretações, saber de algumas instruções especiais.
Nesse conteúdo vamos te mostrar 5 dicas que podem facilitar o seu dia a dia. Para usar esses comandos, basta acessar o ChatGPT, inteligência da OpenIA.
Vamos lá?
Encontre os melhores CTAs
Call to action, CTAs ou chamadas para ação podem ser entendidas como frases ou palavras que convençam o leitor a realizar alguma ação.
Alguns exemplos desse tipo de estratégia são frases como “compre agora”, “não perca essa chance” ou “clique aqui”.
Quem conhece um pouco de marketing sabe a importância de um bom CTA para conquistar o cliente. Dessa maneira, use a IA para ter mais ideias.
Fique de olho nesse comando:
“Melhore meu texto para que ele seja mais convincente para o leitor e insira um CTA de urgência no final”
Adicione este prompt antes do conteúdo que deseja ajustar!
Crie textos mais persuasivos
Criar textos persuasivos costuma ser uma grande dificuldade, não é atoa que temos uma profissão inteira focada em desenvolver esse tipo de linguagem – os copywriters.
Mas se você não tem acesso a um profissional do ramo, o ChatGPT pode ser de bom auxílio.
Veja esse comando:
“Aprimore o texto a seguir com técnicas de persuasão para que ele se torne mais interessante e potencialize as vendas do meu produto/serviço: [adicione seu texto aqui]”
Mas atenção, sempre que puder usar os serviços de um copywriter, dê prioridade ao profissional. Ele poderá tornar seu texto mais persuasivo muito melhor do que a inteligência – que é apenas um apoio.
Foque no que importa
Caso esteja perdido de como manter o foco da sua escrita em um único tópico, use a IA para encontrar o objetivo central do conteúdo e dar mais destaque a ele.
Para ter um bom resultado é preciso usar dois prompts:
Comece com o comando: “Elenque os pontos principais do texto: [seu texto aqui]”
Escolha o objetivo que deseja destacar e use o prompt: “reescreva o texto a seguir de forma objetiva, destacando as informações sobre [objetivo principal]: [seu texto aqui]”.
Revise seu conteúdo
Ter uma mãozinha na ora da revisão é ótimo para encontrar errinhos que deixamos passar despercebidos.
Para isso, a IA pode ser acionada com o comando:
“Revise o seguinte conteúdo buscando por erros ortográficos, redundâncias, repetições de palavras e outros erros que possam tornar o texto menos atraente para o leitor: [seu texto aqui]”.
Torne tudo mais natural
Pode até parecer controverso, mas a inteligência artificial pode te deixar a deixar seu texto mais natural.
É comum que fiquemos presos numa escrita formal e que, quando precisamos de um conteúdo mais leve, acabam travando. Para fugir desse problema, use o seguinte prompt:
“Torne o texto mais leve sem alterar seu sentido. Faça com que ele fique mais informal: [seu texto aqui]”.
Não se esqueça que sempre que usar IAs é preciso fazer uma boa revisão no que foi entregue. Às vezes o sistema comete erros que apenas um ser humano pode perceber.
Mas tomando o devido cuidado, você pode ganhar bastante tempo e qualidade com a ajuda dessas ferramentas. E aí, vai testar?
Outros artigos interessantes: