Se ficaste um pouco desapontado quando o YouTube Music lançou podcasts apenas nos Estados Unidos, prepara-te para uma surpresa. A funcionalidade finalmente começa a chegar a mercados internacionais.
Podcasts do YouTube Music agora em novos mercados
Conforme apurou o 9to5Google, os podcasts já estão disponíveis para os utilizadores do YouTube Music no Brasil e no Canadá. Isso significa que, se estás a ver podcasts na aplicação principal do YouTube, agora tens a opção de continuar a ouvir o teu canal favorito no serviço de streaming de música da plataforma.
Na aba inicial do YouTube Music, existe um novo filtro “Podcasts” que mostra um feed dedicado de episódios recomendados e vários temas que podem ser do teu interesse. Também é acessível através da aba “Explorar”, com uma opção dedicada para Podcasts no topo.
Como funcionam os podcasts no YouTube Music
Tal como nos Estados Unidos, podes ouvir podcasts sob demanda em segundo plano ou mesmo sem ligação à internet, quer sejas um utilizador gratuito ou um subscritor do YouTube Premium. Em troca, o YouTube Music irá apresentar mensagens de patrocínio lidas pelos apresentadores a todos os utilizadores que ouvem podcasts na plataforma.
Os podcasts também estão disponíveis durante a transmissão, e podes alternar entre as versões de áudio e vídeo. No entanto, apenas os podcasts com uma versão em vídeo podem ser carregados no YouTube Music. Alternativamente, os criadores de podcasts podem adicionar uma imagem estática ou outro formato de vídeo dinâmico ao seu podcast para torná-lo disponível para upload.
Ainda assim, o YouTube prometeu que, no futuro, os criadores poderão carregar podcasts apenas em áudio através de feeds RSS, que deveriam ter sido o formato padrão desde o início.
A adição de podcasts ao YouTube Music deverá ajudar a plataforma a competir melhor com o Spotify. No entanto, ao contrário do Spotify, o YouTube não parece estar interessado em assinar acordos exclusivos com criadores de podcasts.
Outros artigos interessantes: