Estás curioso acerca das consequências de um ataque nuclear na tua cidade? Existe uma ferramenta na Internet que te pode mostrar exatamente isso. Chama-se NUKEMAP e foi desenvolvida pelo professor Alex Wellerstein, especialista em estudos de ciência e tecnologia no Stevens Institute of Technology em Hoboken, Nova Jersey.
Consequências de uma guerra nuclear
O perigo das armas nucleares continua bem presente no mundo contemporâneo, mesmo após o fim da Guerra Fria. Atualmente, nove países têm armas nucleares nos seus arsenais, sendo que a Rússia e os Estados Unidos detêm cerca de 90% do total global, que é de 12.700 ogivas nucleares.
Ainda que um conflito nuclear de grande escala seja considerado pouco provável pelos especialistas, é crucial entender as suas possíveis consequências. De acordo com um estudo da Universidade de Princeton realizado em 2022, uma guerra nuclear entre os Estados Unidos e a Rússia poderia matar e ferir até 90 milhões de pessoas num único dia.
Como funciona o NUKEMAP
No NUKEMAP, podes escolher a cidade-alvo do teu “ataque” nuclear e a arma nuclear que desejas “lançar”. A ferramenta possui uma variedade impressionante de opções de armas nucleares, desde a mais pequena arma norte-coreana testada em 2006, até algumas das mais poderosas bombas russas.
Adicionalmente, podes configurar se a bomba irá explodir no ar ou no solo, bem como ver o número estimado de vítimas e a área de precipitação radioativa. Após fazer todas estas seleções, basta clicar em DETONAR para ver o resultado.
A potência da bomba e o seu impacto
Para ilustrar o poder de uma bomba nuclear, imagine que a bomba Little Boy, a mesma que foi lançada em Hiroshima, é detonada em Lisboa. A bola de fogo atingiria um raio de 180 metros, vaporizando tudo no seu caminho. Edifícios de betão pesado seriam severamente danificados ou mesmo demolidos, e praticamente todas as pessoas neste raio morreriam.
Além disso, as radiações expandir-se-iam num raio de cerca de 1,2 km. Pessoas expostas a doses de radiação ionizante de 500 rem provavelmente morreriam em cerca de um mês; 15% dos sobreviventes acabariam por morrer de cancro devido à exposição.
Se te interessa entender melhor o efeito destrutivo das armas nucleares, experimenta o NUKEMAP. Apesar de assustador, é um lembrete poderoso do perigo que estas armas representam.
Outros artigos interessantes: