A batalha entre as plataformas sociais Twitter e Threads, de Mark Zuckerberg, está a aquecer. Enquanto a Threads regista um crescimento rápido, surgem relatórios de que o tráfego no Twitter pode estar a diminuir.
Rápido sucesso da Threads abala o Twitter
Há poucos dias, a Threads anunciou ter atraído perto de 100 milhões de subscritores em menos de uma semana. No outro lado da balança, a CEO do Twitter, Linda Yaccarino, escolhida a dedo por Elon Musk, tem procurado minimizar relatórios que sugerem que o sucesso inicial da Threads tem causado uma queda acentuada no tráfego do Twitter.
Segundo a TechCrunch, utilizadores do Twitter reportaram que os links para o website da Threads.net foram bloqueados nas pesquisas no Twitter. Isto dificultou a localização de determinadas conversas e perfis de utilizadores na Threads.
Twitter contra-ataca com otimismo
Numa tentativa de convencer anunciantes de que as coisas no Twitter estão a melhorar, Yaccarino publicou um tweet onde afirma que o tráfego está a crescer. Contudo, esta mensagem contradiz um tweet do co-fundador e CEO da Cloudflare, Matthew Prince, que mostra um declínio no tráfego do Twitter.
Simultaneamente, a empresa de análise de dados e web Similarweb referiu que o tráfego web para o Twitter caiu 5% nos primeiros dois dias em que a Threads esteve disponível para o público. No mesmo período do ano passado, o tráfego web do Twitter caiu 11%.
A ascensão da Threads
Sem dúvida, o crescimento explosivo da Threads deve-se à ligação que o site de média social tem com o Instagram. Para te tornares um subscritor da Threads, precisas de ter uma conta no Instagram. Ao inscreveres-te na Threads, o teu perfil do Instagram exibe um distintivo especial da Threads.
Se a Threads continuar a somar subscritores a este ritmo e o Twitter continuar a ver o seu tráfego diminuir, o concorrente emergente da Meta poderá ultrapassar o Twitter, que reportou ter 238 milhões de utilizadores ativos diários monetizáveis no último relatório de resultados trimestrais antes de Musk adquirir a plataforma por 44 mil milhões de dólares.
Pode ser mais divertido assistir a um duelo entre Musk e Zuckerberg, mas no mundo da tecnologia, a batalha entre Threads e Twitter pode ter implicações mais significativas para o futuro das médias sociais.
Outros artigos interessantes: