O Twitter está em apuros, segundo o seu proprietário. Elon Musk confessou que a rede social perdeu 50 por cento das receitas de publicidade.
Segundo Elon Musk, o Twitter enfrenta um cenário de fluxo de caixa negativo, resultado de uma drástica queda de 50% nas receitas de publicidade e ainda de pesadas dívidas.
O CEO da empresa, Elon Musk, fez esta revelação na própria rede social, sublinhando que o Twitter continua a gastar mais do que consegue gerar em receitas. Com uma queda abrupta nas receitas provenientes de publicidade e um pesado fardo de dívidas, Musk salientou num tweet a urgente necessidade de alcançar um fluxo de caixa positivo antes de empreender qualquer outra iniciativa.
Twitter em apuros
A revelação de Musk ocorre num momento crítico, pois o programa de partilha de receitas publicitárias do Twitter iniciou recentemente os pagamentos a alguns criadores, incluindo influenciadores de extrema-direita. Além disso, Musk prevê que o Twitter possa alcançar “o maior uso de segundos de utilizadores de dispositivos de todos os tempos” em algum momento desta semana, o que poderia ser um sinal positivo no meio dos desafios financeiros.
No entanto, os dados da empresa de pesquisa Sensor Tower, partilhados com a Bloomberg, revelam uma queda assustadora de 89% nos gastos com publicidade, atingindo apenas 7,6 milhões de dólares durante um período de dois meses no início deste ano.
Dívidas preocupantes
De acordo com informações da Reuters citadas pelo Engadget , o Twitter enfrenta encargos anuais de juros na ordem de 1,5 mil milhões de dólares, devido à significativa dívida assumida quando Elon Musk adquiriu a empresa por 44 mil milhões de dólares.
As medidas de redução de custos implementadas por Musk ao longo do último ano não se mostraram suficientes para restabelecer a estabilidade financeira da empresa, evidenciando os desafios financeiros que a recém-nomeada CEO, Linda Yaccarino, terá pela frente ao reconstruir a base de publicidade do Twitter.ma de social media.