O Threads, a aplicação que surgiu do nada para concorrer com o Twitter, criada pela Instagram de Meta, conseguiu nada menos do que 100 milhões de subscritores nos seus primeiros cinco dias. Parece que a plataforma está a acelerar os seus planos para adicionar uma funcionalidade muito comum no Twitter. Inicialmente, o CEO da Instagram, Adam Mosseri, referiu que o serviço de mensagens diretas no Threads não seria lançado tão cedo. As mensagens diretas, ou DMs, são mensagens enviadas de forma privada de um subscritor para outro na mesma plataforma.
Threads dá um passo à frente
Mas agora, parece que o Threads pode oferecer DMs mais cedo do que o esperado. O Business Insider (via BGR) obteve uma fuga de informação de um memorando interno da Instagram, que indica que as DMs estarão “a chegar brevemente” ao Threads, com algumas outras funcionalidades. Apesar do relatório estar atrás de um paywall, o analista de redes sociais Matt Navarra partilhou no Twitter (ironicamente) que o memorando menciona novas capacidades que estão a caminho do Threads.
Novidades a caminho
Esta é, na verdade, uma ótima notícia para o Threads, pois ao adicionar DMs, qualquer pessoa na plataforma que queira falar com outro subscritor de forma privada poderá fazê-lo sem ter de sair do Threads e ir para outra aplicação de redes sociais. O que levou o Threads a antecipar o lançamento das DMs? Há rumores de que importantes criadores de conteúdo do Threads tenham influenciado os executivos da Instagram, sublinhando a importância do lançamento desta funcionalidade para a plataforma, antes de outras funcionalidades.
O CEO da Instagram, Mosseri, também disse que a pesquisa melhorada, tendências e tópicos estarão em breve disponíveis para o Threads. Além disso, o Threads prometeu suporte para várias contas, um feed em ordem cronológica que só mostra pessoas que conheces, suporte para hashtags e a capacidade de editar publicações. Os subscritores também querem a opção de eliminar as suas contas sem terem de apagar a sua conta do Instagram. E, eventualmente, quando o Threads se tornar mais do que uma moda passageira, verás a Instagram a tentar monetizar a plataforma através da venda de publicidade.
O Threads está a começar bem, pressionando Elon Musk e a sua equipa para atrair mais anunciantes e tornar o Twitter positivo em termos de fluxo de caixa. Quanto ao Threads, ainda não sabemos quando as DMs e todas as outras funcionalidades mencionadas chegarão ao site, mas para aqueles que o apoiam, estas adições não podem chegar cedo demais. E parece que Mosseri, da Instagram, percebeu que pode aumentar a pressão sobre o Twitter lançando estas funcionalidades mais cedo do que o esperado.
Outros artigos interessantes: