No cenário turbulento das redes sociais, uma batalha empresarial sem precedentes está em desenvolvimento.
Protagonizada pelos titãs do sector, Elon Musk e Mark Zuckerberg, esta disputa está a centrar-se na recém-lançada aplicação Threads, da Meta Platforms, que pretende abalar o domínio do Twitter no mercado das comunicações baseadas em texto.
Threads: a nova aplicação de comunicação da Meta Platforms
A Meta Platforms desafiou o Twitter ao lançar Threads, uma nova aplicação de comunicação baseada em texto, na passada quinta-feira, 6 de julho. A plataforma promete liberdade de visualização de conteúdos e mantém-se gratuita, num aparente contra-ataque às recentes restrições implementadas pelo Twitter.
O grande diferencial do Threads reside na sua ligação com o Instagram, permitindo aos utilizadores da popular rede social uma transição fácil, ou até mesmo automática, para a nova aplicação. Com mais de dois mil milhões de utilizadores ativos mensais, o Instagram pode ser um trampolim vital para que o Threads consiga desafiar o domínio do Twitter rapidamente.
Mudanças no Twitter causam controvérsias
As recentes alterações no Twitter, como as restrições na visualização de conteúdos e a possibilidade de funcionalidades adicionais passarem a ser pagas, geraram críticas mistas entre os seus utilizadores. A aquisição do Twitter pelo bilionário Elon Musk no final de 2022 deu início a uma série de mudanças que parecem ter deixado a empresa em uma posição vulnerável, o que possibilita a emergência de concorrentes fortes como o Threads.
A Meta tem os recursos para vencer?
A empresa por trás do Threads, a Meta Platforms, possui uma bagagem considerável no mercado das redes sociais, o que pode favorecer a aplicação. A empresa foi avaliada em mais de 350 mil milhões de dólares em outubro de 2022, altura em que Musk adquiriu o Twitter por 44 mil milhões de dólares. Adicionalmente, a Meta tem experiência em lançar aplicações baseadas no sucesso de produtos de outras empresas, como as Stories e as Reels, tidas como rivais do Snapchat e TikTok, respectivamente.
Limitações iniciais e falhanços passados da Meta
Apesar das perspectivas promissoras, nem tudo parece ser favorável para a Meta. Ao que parece, a nova aplicação não estará disponível na União Europeia desde o início, uma restrição que pode colocar o Threads em desvantagem. Ademais, a Meta já teve falhanços no passado, como a tentativa de rivalizar com o Twitch no sector do streaming de jogos de vídeo, esforço que resultou na falência da plataforma Facebook Gaming.
O Threads pode beneficiar a diversificação da Meta
A Meta parece ter menos a perder do que o Twitter neste confronto. A aplicação Threads apresenta um perfil de risco-recompensa atraente para a empresa, com um potencial de sucesso elevado e perdas limitadas em caso de falha. A Meta, que atualmente negoceia ligeiramente abaixo dos 300 dólares por ação, pode beneficiar da diversificação trazida pelo Threads.
Este é, sem dúvida, um combate a acompanhar de perto. Afinal, as decisões tomadas por estas gigantes das redes sociais poderão alterar drasticamente o panorama do sector.
Para saber mais sobre este assunto leia o artigo Meta Platforms vs Twitter, da XTB
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