O telescópio espacial Euclid já vai a caminho do ponto Lagrange 2, a 1,5 milhões de quilómetros da Terra. Foi lançado ontem de Cabo Canaveral.
Desenhado pela Agência Espacial Europeia, o telescópio Euclid tem por missão “explorar a composição e a evolução do Universo negro. O Euclid irá traçar a forma como o Universo se expandiu e como a estrutura em grande escala se distribui no espaço e no tempo, revelando mais sobre o papel da gravidade e a natureza da energia escura e da matéria escura.”
O objetivo é que o telescópio espacial Euclid observe durante seis anos mais de um terço do céu, numa área quase 100 vezes superior à observada pelo Telescópio Espacial Hubble em quase três décadas.
Lançado ontem e Cabo Canaveral a bordo de um foguetão Falcon 9 da Space X, o telescópio espacial Euclid tem agora uma viagem de um mês até atingir o ponto Lagrange 2, um ponto localizado a 1,5 milhões de quilómetros da Terra na direção oposta à do Sol.
Ao atingir o seu destino, os controladores da Agência Espacial Europeia farão o teste de todos os sistemas e só então ligarão o Euclid para um período de dois meses de testes e calibração dos instrumentos científicos.
Outros artigos interessantes: