A preparar-se para mexer no bolso dos utilizadores, a plataforma de música e podcast Spotify prepara um aumento de preços na sua subscrição Premium. Segundo informações avançadas pelo jornal The Wall Street Journal, este aumento, inicialmente aplicado nos Estados Unidos da América, poderá em breve estender-se à Europa.
O aumento de preço está a caminho
A gigante sueca do streaming planeia um aumento genérico de 1 dólar no plano mensal Premium, passando de 9,99 dólares para 10,99 dólares. A medida irá afetar inicialmente os utilizadores nos Estados Unidos e poderá repercutir-se posteriormente na Europa.
A decisão é justificada pela necessidade de garantir a rentabilidade e sustentabilidade das operações do Spotify, uma plataforma que se destaca pela sua popularidade e pela vastidão do seu catálogo musical, bem como pelo seu excelente desempenho em diversos sistemas operativos.
Outros planos permanecem inalterados… por enquanto
Os assinantes dos planos Duo, Família e Estudante Premium podem respirar de alívio, já que, por enquanto, não estão previstas alterações nos preços desses pacotes. A Spotify vai aproveitar esta primeira fase para analisar o impacto do aumento nos seus clientes Premium.
Importa mencionar que o preço do Spotify Premium não sofreu revisões durante cerca de uma década. Contudo, à medida que o custo médio de vida – a inflação – aumenta, torna-se inevitável para a empresa ajustar os seus preços, seguindo o exemplo de outras gigantes como Apple e Google.
Prevê-se que, após a implementação do aumento nos Estados Unidos, a Europa seja a próxima a sentir o impacto. Por fim, os utilizadores em Portugal também deverão preparar-se para este ajuste, mais cedo ou mais tarde.
Esta decisão vem no encalço do recente aumento do preço do YouTube Premium, o plano que também inclui o YouTube Music, o que indica que a tendência é que os serviços de streaming pagos aumentem as suas taxas.
Com as várias alternativas no mercado, como Apple Música, Amazon Music, YouTube, Tidal e Deezer, resta saber como é que esta mudança irá afetar a lealdade dos assinantes do Spotify.
Outros artigos interessantes: