Com o passar do tempo, torna-se cada vez mais comum ver a inteligência artificial e a robótica superarem as capacidades humanas em várias áreas. Agora, um robô desenvolvido pelo MIT levou isso a um novo nível, ao resolver um cubo de Rubik em menos de um segundo.
O cubo de Rubik é um puzzle icónico e um desafio bem conhecido que pode demorar meses a ser resolvido por alguns, enquanto outros podem fazê-lo em questão de segundos. No entanto, nenhuma pessoa, por mais rápida que seja, consegue competir com este robô recentemente desenvolvido pelo MIT. Este robô consegue completar o desafio em menos de um segundo, um feito inalcançável para os humanos.
Como é que o robô consegue esta proeza?
E como é que este robô consegue uma proeza tão incrível? A resposta está na eficácia dos seus braços robóticos. Alguns deles seguram o cubo, enquanto outros movem as esquinas. O robô foi especificamente desenhado para esta tarefa e, por isso, não tem muitas outras funcionalidades.
Para a sua construção foram utilizadas tecnologias já conhecidas, como 6 motores ServoDiscs U-9 e a tecnologia Sony PlayStation Eye para detetar e rastrear o movimento. Embora o seu uso prático seja limitado, serve como uma forma de testar a eficácia e eficiência de vários dispositivos.
Apesar da velocidade com que o robô completa o cubo de Rubik ser quase impercetível ao olho humano, os cientistas do MIT tiveram a consideração de abrandar o vídeo, para ser possível observar a incrível quantidade de movimentos feitos antes de o puzzle estar resolvido.
O futuro da inteligência artificial e da robótica é emocionante e este robô do MIT é apenas um pequeno vislumbre do que está por vir. Enquanto isso, podemos apenas observar, fascinados, enquanto o robô completa o cubo de Rubik a uma velocidade inumana.
Outros artigos interessantes: