Saiba como cuidar da sua pele de forma adequada e evitar ressecamento e irritações
Se você pratica esportes, também precisa cuidar da pele – principalmente aqueles praticados ao ar livre, como o beach tennis, que liga a prática física ao clima de praia. Por ser praticado em espaço livre, essas atividades podem trazer prejuízos para a pele e os cabelos.
Esses esportes deixam a pele exposta a condições climáticas, fazendo com que ela sofre os efeitos danosos dos raios solares e dos ventos, o que pode causar ressecamento e até mesmo queimaduras.
Por isso, os adeptos dessas práticas precisam tomar medidas para que o exercício seja seguro e saudável. Limpeza adequada, hidratação labial e corporal e consumo abundante de água estão entre os principais cuidados.
7 cuidados ao praticar esportes na areia
Para continuar praticando esportes na areia sem prejudicar a pele, é preciso dar uma atenção especial aos cuidados a fim de evitar queimaduras e irritações cutâneas, que podem ser causadas pelo suor excessivo e a fricção entre coxas e virilhas, levando a assaduras. A seguir, vamos mencionar alguns cuidados essenciais para manter a pele saudável.
Use o protetor de forma adequada
O protetor solar vai impedir que a pele fique exposta à ação dos raios UVB, que causam queimaduras, e dos raios UVA, que causam danos celulares e podem levar ao envelhecimento precoce e ao câncer de pele.
Por isso, independentemente do clima, mesmo que esteja nublado, use um protetor com FPS 30 ou acima e que seja resistente à água. E não se esqueça de reaplicar a cada hora de exercícios, com a pele seca.
Aposte nas roupas certas para cada esporte
Ao escolher as roupas, leve em conta o tecido, pois o algodão pode causar um superaquecimento do corpo, já que não permite que o suor evapore facilmente. Prefira as roupas que são feitas de poliamida, tecido próprio para esportes ao ar livre.
Além disso, verifique se as roupas estão leves e confortáveis e, se puder, escolha aquelas que já possuem proteção UV. Se for praticar algum esporte de sunga ou biquíni, não se esqueça de passar um pouco de vaselina nas coxas, nas axilas e nas virilhas para diminuir o atrito. Também proteja os pés com sapato específico para esse tipo de esporte.
Não se esqueça do óculos de sol
Além de impedir que a areia entre nos olhos, os óculos também protegem contra os raios solares, evitando danos nas estruturas oculares, o que pode levar a problemas como degeneração macular, catarata, entre outros.
Para escolher o modelo ideal, confira se ele é esportivo, leve e resistente, como aqueles de policarbonato, e verifique se possui proteção UV, tratamento antirreflexo e antirrisco, que são mais duráveis.
Bonés e viseiras
São ótimos aliados para proteger os olhos do sol e da areia e você poderá encontrar modelos indicados para a prática de exercícios, com materiais de secagem rápida e estrutura leve.
Fuja dos horários mais quentes
Quando for jogar, procure os horários mais indicados à exposição do sol, como até as 10h da manhã e após as 16h da tarde, que vão ajudar a evitar os problemas causados pela exposição ao sol e o calor. Além disso, não deixe de usar acessórios e roupas adequadas.
Avalie se o local é apropriado para a atividade física
Avaliar o local é essencial para evitar problemas na pele. Procure saber se a área não está em praias próximas ao esgoto ou com fezes de animais por perto, porque a chance de contrair parasitas é maior. Evite os locais com barracas e lixos, já que podem ter vidro ou espetos e causar acidentes.
Mantenha a hidratação durante o jogo
A prática de esporte intenso aumenta a perda de líquidos pelo suor e pode levar à desidratação quando a reposição não é feita de forma adequada. Isso pode causar tonturas, moleza, dor de cabeça e desmaio. Por isso, reponha a água a cada 20 minutos de atividade e consuma bebidas geladas, como água de coco para repor os minerais.
Outros artigos interessantes: