Elon Musk queria mudar o nome do Twitter para “X”, mas a Apple disse não. A explicação é simples: a regra da App Store obriga que os nomes das aplicações tenham mais do que uma só letra. Assim, a tentativa de Musk de rebatizar a conhecida rede social encontrou um obstáculo que talvez ele não esperasse.
Os detalhes do dilema
A história começou quando Elon Musk decidiu dar um novo rumo ao Twitter, chamando-o de “X”. Tudo parecia estar a correr bem, até que o empresário se deparou com a regra da Apple, que exige que todas as aplicações listadas na sua App Store tenham nomes com pelo menos dois caracteres.
Apesar da nova designação da plataforma – visível na sua sede em São Francisco e na versão da aplicação disponível na Google Play Store -, a Apple mantém a denominação original, “Twitter”, na sua loja. Esta situação causou alguma confusão entre os utilizadores, dado que, oficialmente, a rede social já se chama “X”.
Diferentes caminhos, o mesmo objetivo
O sonho de Elon Musk é transformar o “X” numa super aplicação, à semelhança do WeChat chinês, uma rede social que incorpora simultaneamente uma aplicação de pagamentos móveis e um serviço de mensagens instantâneas.
Há quem sugira que, enquanto a Apple não cede, a versão iOS da aplicação devia usar um espaço antes ou depois do “X” para contornar a regra. De qualquer forma, parece que Elon Musk deveria ter acautelado todos estes detalhes antes de anunciar a mudança de nome. Em alguns mercados, por exemplo, o site X.com foi bloqueado, por ser confundido com um site de conteúdo adulto.
Não há dúvidas que a estratégia de Musk é ousada, mas também parece um tanto ao quanto apressada. Resta esperar para ver como se vai desenrolar esta história.
O fim da história?
Por agora, a única certeza é que, no universo da Apple, o Twitter continua a ser Twitter. Contudo, não é de excluir a hipótese de a empresa da maçã vir a ceder e a permitir que a aplicação se apresente como “X”. Até lá, resta-nos acompanhar as novidades e assistir ao desenrolar desta inusitada história.
Outros artigos interessantes: