Lembras-te de quando, em fevereiro, um bug permitia usar o Google Maps em simultâneo no Android Auto e no teu smartphone? Foi um belo, mas breve período, já que rapidamente se descobriu que a funcionalidade não era intencional. Como resultado, o Google Maps perdeu essa capacidade ao fim de poucos dias. No entanto, tudo indica que essa funcionalidade voltou, e desta vez, parece ser uma adição oficial.
O bug ressuscitado como funcionalidade oficial
Diversos utilizadores do Reddit relatam que agora podem usar a navegação do Google Maps nos painéis do Android Auto e nos smartphones Android ligados em simultâneo. Ao contrário do que aconteceu anteriormente, esta parece ser uma adição intencional por parte da Google, em vez do resultado de um bug de espelhamento de ecrã.
A nova funcionalidade pode ter sido adicionada na última atualização do Google Maps, que ocorreu há alguns dias, a 28 de junho. Esta atualização, que trouxe a aplicação para a versão 11.85.0300, foi acompanhada por uma nota de atualização oficial da Google. A empresa referiu que a atualização “traz correções de bugs que melhoram o nosso produto para te ajudar a descobrir novos lugares e a navegar até eles.” Embora a descrição pareça coincidir com o que aconteceu agora no Android Auto, a Google não mencionou especificamente esta melhoria na integração.
Por que é útil ter o Google Maps no teu smartphone durante a condução?
Ter o Google Maps no ecrã do teu smartphone enquanto o Android Auto está ativo é particularmente útil para condutores cujos carros suportam o Android Auto, mas cujos painéis não possuem controles táteis. Nestes casos, navegar pelos menus do Google Maps usando o teu smartphone Android, enquanto o Android Auto está ativo, é muito mais conveniente.
Esperemos que não seja mais uma fluke e que os utilizadores de dispositivos Samsung, e de facto, todos os utilizadores de Android, continuem a poder usar o Google Maps enquanto executam o Android Auto nos painéis dos seus carros conectados.
Outros artigos interessantes: