Na última batalha legal pelo domínio do universo dos jogos, a Microsoft conseguiu uma vitória crucial. Apesar dos protestos do Federal Trade Commission (FTC), a gigante da tecnologia avança na aquisição da Activision Blizzard, uma transação no valor de 68,7 mil milhões de dólares.
FTC sem sucesso no bloqueio da aquisição
O FTC tentou, sem sucesso, ganhar uma providência cautelar que bloqueasse a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. Após cinco dias de audiências e testemunhos de vários membros da alta direção de empresas de tecnologia, a juíza Jacqueline Scott Corley negou o pedido do FTC.
Embora a Microsoft possa prosseguir, a juíza alertou que as alegações de violação antitrust não foram abandonadas. A empresa tem enfrentado vários obstáculos legais de agências antitrust em diversos países.
Desafios legais e concorrência saudável
A Microsoft, em resposta aos desafios, garante que pode manter um ecossistema saudável e competitivo no setor de jogos. Preocupações foram levantadas sobre o quão prejudicial esta aquisição poderia ser para a concorrência no emergente segmento de jogos na nuvem.
Ainda assim, a Microsoft parece ter convencido a juíza Corley. Apesar dos desafios, a empresa não enfrenta dificuldades financeiras para concluir a aquisição, e a agência da UE deu luz verde ao negócio em maio.
Próximos passos na aquisição
Mesmo com a oposição de várias empresas concorrentes, como a Sony, os desafios legais não vão impedir a Microsoft de adquirir a Activision Blizzard. No entanto, a empresa provavelmente enfrentará uma longa investigação antitrust após a aquisição, devido à percepção generalizada de que o negócio é anti competitivo.
Para já, a Microsoft e o CMA concordaram em suspender a sua batalha legal no Reino Unido e vão tentar negociar como o negócio da Activision Blizzard poderá ser modificado. Sem o bloqueio do FTC nos EUA, a Microsoft está tecnicamente livre para fechar o negócio, mesmo sem a aprovação explícita do Reino Unido.
Num mundo cada vez mais digital, esta aquisição representa um marco importante para o futuro da indústria dos videojogos.
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