O Ministério da Educação anunciou a extensão do prazo de inscrições para os alunos que vão para o 2.º, 3.º, 4.º e 5.º anos devido a um “problema informático” que afetou o Portal das Matrículas.
A plataforma apresentou uma falha técnica desde o primeiro dia para matricular os alunos, impedindo muitos pais de submeterem as inscrições dos seus filhos. Por causa desses problemas, o prazo das matrículas no Portal das Matrículas foi estendido até 12 de junho.
Após várias queixas de pais e diretores de escolas, o Ministério da Educação confirmou que a situação estava a ser resolvida. Assim que obtivessem a garantia da empresa responsável pela manutenção do sistema de que o problema havia sido superado, seria divulgado um novo prazo para compensar o tempo em que o Portal esteve inoperacional.
Desde a última quarta-feira, quando iniciou o período de inscrições, pais e escolas têm enfrentado momentos de frustração e ansiedade devido à impossibilidade de realizar a submissão das matrículas.
Mariana Carvalho, presidente da Confederação Nacional de Pais (COnfap), destacou que o campo de preenchimento obrigatório para a escolha do curso encontra-se vazio, impedindo o avanço do processo.
Neste sentido, o Ministério da Educação assegurou que o Portal das Matrículas voltou a ficar operacional durante a tarde desta sexta-feira. Contudo, devido aos contratempos causados pelo “erro informático”, o prazo para as inscrições será estendido até dia 12 (quarta-feira). Esta medida visa garantir que todos os pais e encarregados de educação tenham a oportunidade de submeter as matrículas dos seus filhos sem qualquer impedimento técnico.
É importante salientar que o Ministério da Educação está a envidar esforços para resolver prontamente este problema, visando evitar futuros contratempos e garantir uma experiência mais eficiente no processo de matrículas. Os pais e encarregados de educação devem estar atentos às informações divulgadas pelos meios oficiais do Ministério e pelo Portal das Matrículas para obterem as orientações necessárias sobre o procedimento a seguir durante este período de inscrições.
Outros artigos interessantes: