O Claude 2 é o chatbot de Inteligência Artificial da Anthropic, empresa de tecnologia que recentemente angariou 750 milhões de dólares em financiamento.
A empresa, fundada em 2021 por ex-executivos de pesquisa da OpenAI e financiada por gigantes como Google, Salesforce e Zoom, está a abrir a sua tecnologia de chatbot para os consumidores pela primeira vez.
Nos últimos dois meses, a Anthropic testou os seus modelos de IA com empresas conhecidas, como Slack, Notion e Quora, e o interesse nesta chatbot foi aumentando, de tal forma que agora tem uma lista de espera de mais de 350.000 pessoas que desejam aceder ao Claude 2. A empresa afirma que o chatbot é a versão mais segura até agora, estando entusiasmada por colocá-lo nas mãos de um leque mais alargado de empresas e utilizadores individuais.
Inicialmente, o Claude 2 estará disponível apenas para utilizadores nos EUA e no Reino Unido, mas a Anthropic planeia expandir a disponibilidade nos próximos meses.
Investimento e concorrência no mundo dos chatbots de IA
Desde a apresentação do ChatGPT da OpenAI, no final do ano passado, os chatbots de IA generativa têm sido alvo de investimento e interesse da indústria tecnológica. Apesar das preocupações relacionadas com a propagação de preconceitos, a tecnologia tem sido aplicada em diversos setores, como educação, medicina, publicidade online e muito mais.
A Anthropic não é a única empresa a apostar nessa área. Em março, a OpenAI lançou o GPT-4, uma atualização significativa da tecnologia subjacente ao ChatGPT. A Google também entrou na competição com o Bard, o seu próprio chatbot de IA, que tem sido atualizado e incorporado em vários produtos.
Os recursos avançados do Claude 2
A Anthropic afirma que o Claude 2 tem a capacidade de resumir até cerca de 75.000 palavras, equivalente a um livro. Os utilizadores podem fornecer grandes conjuntos de dados e solicitar resumos sob a forma de memorandos, cartas ou histórias. Em comparação, o ChatGPT consegue lidar apenas com cerca de 3.000 palavras.
Daniela Amodei, cofundadora da Anthropic, revelou que a empresa investiu intensivamente no desenvolvimento do Claude 2, contando com uma equipa de 30 a 35 pessoas diretamente envolvidas no modelo de IA, além de um total de 150 pessoas a apoiá-lo. Amodei destacou que o mercado está em rápido crescimento e há espaço para vários intervenientes alcançarem sucesso.
Desafios futuros e melhorias contínuas
Embora o Claude 2 tenha apresentado melhorias significativas em relação à sua versão anterior, como um desempenho aprimorado em testes de escolha múltipla e codificação Python, a Anthropic reconhece que enfrenta desafios contínuos. Uma das questões é a tendência dos chatbots de IA para fornecer respostas incorretas, conhecidas como “alucinações”. A segurança também é uma preocupação constante, apesar das melhorias.
A empresa foi recentemente convidada para uma reunião na Casa Branca para discutir o desenvolvimento responsável da IA, juntamente com outras grandes empresas do setor.
Com um mercado em expansão e o lançamento do Claude 2, a Anthropic está a posicionar-se como um concorrente de peso no mundo dos chatbots de IA.
Daniela Amodei afirmou à CNBC que “é um momento realmente invulgar do ponto de vista empresarial, porque há muita procura de modelos linguísticos de grande dimensão e, na verdade, mais procura do que a indústria pode atualmente oferecer”, disse Amodei. “O panorama é muito vasto e há realmente muito espaço para muitos utilizadores e tipos de utilizadores diferentes utilizarem estes sistemas.”
Claude 2 é “colega simpático”
A empresa descreve o chatbot de IA Claude 2 como “um colega simpático”: “Pense no Claude como um colega simpático e entusiasta ou um assistente pessoal que pode ser instruído em linguagem natural para o ajudar em muitas tarefas”.
De acordo com a Anthropic, “Claude é fácil de conversar, explica claramente o seu pensamento, tem menos probabilidades de produzir resultados prejudiciais e tem uma memória mais longa. Fizemos melhorias em relação aos nossos modelos anteriores em codificação, matemática e raciocínio. Por exemplo, o nosso modelo mais recente obteve 76,5% na secção de escolha múltipla do exame da Ordem dos Advogados, contra 73,0% com o Claude 1.3. Quando comparado com estudantes universitários que se candidatam a uma pós-graduação, o Claude 2 tem uma pontuação acima do percentil 90 nos exames de leitura e escrita GRE e semelhante à mediana dos candidatos em raciocínio quantitativo.”
Outros artigos interessantes: