Tens estado atento às novidades da Apple? Parece que a gigante de tecnologia está a procurar reinventar o design dos seus famosos smartphones. Segundo as últimas informações, a Apple desafiou a Samsung e a LG para desenvolverem um ecrã OLED completamente sem margens. Isso mesmo, imagina um iPhone que é praticamente só ecrã!
Tudo para dar, mas ainda muitos desafios pela frente
Conseguir desenvolver um smartphone sem margens é um verdadeiro desafio, pois implica melhorar várias tecnologias e encontrar espaço para a antena. Mas se alguém pode tornar isso possível, certamente são a Samsung e a LG. Ambas as empresas estão a trabalhar no desenvolvimento de díodos emissores de luz orgânicos (OLEDs) que removem todas as margens do ecrã do iPhone, a pedido da Apple.
A ideia é ir reduzindo progressivamente as margens frontais do iPhone, com o objetivo final de as eliminar por completo. Contudo, a Apple pretende manter o design angular e plano do ecrã, uma característica distinta do iPhone.
As linhas curvas não são para a Apple
Ao contrário de outros fabricantes de smartphones, a Apple opta por manter um ecrã plano, rejeitando a tecnologia de ecrã curvado que a Samsung tem aplicado em alguns dos seus modelos, como a série Galaxy S. Embora os ecrãs curvados possam dar um efeito de “lupa ótica”, a Apple tem mostrado relutância em adotar esta abordagem devido à distorção ótica que ela pode provocar.
No entanto, a implementação de um ecrã sem margens implica a solução de algumas dificuldades técnicas. Por exemplo, será necessário dobrar todos os circuitos atualmente na área de margem abaixo do ecrã, além de garantir espaço para a antena e resolver possíveis problemas de interferência.
Para um iPhone sem margens, mais tecnologia será necessária
Mas as dificuldades não param por aí. Outros desafios incluem a encapsulação de filme fino (TFE) e a tecnologia de câmera sob o painel (UPC). A encapsulação de filme fino protege o OLED da humidade e do oxigénio, e precisa ser mais fina do que é atualmente. Por outro lado, a UPC deve ser desenvolvida de forma a ser indistinguível do restante ecrã, para aumentar a imersão do utilizador.
Apesar destes obstáculos, a Apple está determinada a reduzir ao máximo as margens do iPhone. Recentemente, ficou conhecido que a LG Display não conseguiu cumprir os requisitos da Apple, o que se acredita estar relacionado com os esforços da Apple para tornar a margem inferior da frente do iPhone 15 mais fina.
Por agora, parece que ainda há um longo caminho a percorrer para que o iPhone sem margens se torne realidade. Mas se há algo que sabemos sobre a Apple, é que ela não tem medo de desafios.
Outros artigos interessantes: