Para quem utiliza o Instagram como plataforma de criação de conteúdo, temos novidades interessantes. As Subscrições do Instagram, que permitem aos criadores monetizar ao oferecer conteúdo exclusivo aos subscritores pagos, estão agora a ser alargadas a 10 países, incluindo Brasil, Canadá, Japão e Reino Unido.
Instagram Subscrições: Uma maneira de recompensar os criadores de conteúdo
As Subscrições do Instagram tiveram um arranque lento. Ouvimos falar delas pela primeira vez há mais de dois anos, quando a empresa confirmou que estava a trabalhar no que então era conhecido como “Histórias Exclusivas”. Depois que o Twitter anunciou a sua nova funcionalidade Super Follow, o Instagram seguiu o mesmo caminho e começou a trabalhar numa função “Histórias Exclusivas” com um propósito semelhante.
O Instagram confirmou que estava a trabalhar na funcionalidade, embora tenha optado por não partilhar detalhes específicos sobre os seus planos. Mais tarde, ficámos a saber que estava a ser apresentado como Instagram Subscrições, com uma gama de preços, de $0.99 a $4.99 por mês. Os testes começaram no início do ano passado e finalmente foi lançado nos EUA há pouco mais de um ano.
Alargamento a 10 novos países
A Meta, empresa-mãe, anunciou agora que as Subscrições do Instagram estão a ser alargadas aos seguintes países:
- Austrália
- Brasil
- Canadá
- França
- Alemanha
- Itália
- Japão
- México
- Espanha
- Reino Unido
O lançamento será gradual, ao longo das próximas semanas, com a promessa de mais países “nos próximos meses”.
Funcionalidades para subscritores do Instagram
Com as Subscrições, podes criar reels, publicações e histórias apenas para os teus subscritores. Podes partilhar conteúdo exclusivo, usar autocolantes interativos na tua história, ou até fazer transmissões ao vivo apenas para os teus subscritores pagos.
As tuas histórias exclusivas mais recentes serão automaticamente guardadas num destaque que só é visível para os subscritores, para que nunca percam uma história. Podes dar aos teus subscritores acesso especial ou informações em canais apenas para subscritores.
Verás uma insígnia de subscritor ao lado dos comentários e mensagens dos teus subscritores, para que possas facilmente identificá-los e priorizar a interação com eles. Também podes oferecer chats que são limitados aos subscritores.
Elegibilidade para Subscrições do Instagram
A empresa diz que a funcionalidade estará disponível para “criadores elegíveis”, mas não há nenhuma métrica de engajamento ao estilo do YouTube que precisas atingir. Em vez disso, o guia da empresa centra-se em cumprir com as políticas de monetização, que se focam em aderir às diretrizes da comunidade existentes – como evitar o discurso de ódio – e em abster-se de usar táticas duvidosas para impulsionar ou inflacionar a visualização.
Para verificar se tens acesso às Subscrições do Instagram, garante que a tua aplicação do Instagram está na versão mais recente, depois procura em:
Perfil > Dashboard Profissional > As tuas ferramentas > Subscrições
Se a opção estiver lá, toca em “Começar”.
Outros artigos interessantes: