A empresa sul-coreana Samsung apresentou na sua última conferência “Galaxy Unpacked” um leque de novos dispositivos, entre os quais se inclui o Galaxy Z Flip 5. Com um ecrã exterior, denominado “Flex Window”, significativamente maior que o seu antecessor – medindo agora 3,4″ polegadas ao invés de 1,9″, este smartphone dobrável permite uma maior compatibilidade com aplicações e widgets. No entanto, a aplicação Google Wallet não é uma delas.
O Google Wallet e a sua ausência no ecrã exterior
Ao contrário do que se poderia esperar, e tal como acontecia com os modelos anteriores do Flip, a aplicação Google Wallet não pode ser utilizada no ecrã exterior. Isto parece ser uma decisão deliberada da Samsung, a qual, segundo o portal 9to5Google, chega ao ponto de, se tentares abrir a aplicação Google Wallet no Flex Window, a mesma fechar-se imediatamente, com a mensagem “abre o telefone para continuar”.
Possíveis motivações para o bloqueio
Porquê esta decisão por parte da Samsung? Não parece haver razões funcionais para tal, dado que a aplicação Google Wallet funciona sem problemas noutros smartphones dobráveis, como o Motorola Razr Plus. Ambas as aplicações, Google Wallet e Samsung Wallet, utilizam a mesma tecnologia NFC. Uma hipótese é que a Samsung esteja a tentar proteger a sua aplicação Samsung Wallet, temendo que os seus utilizadores possam preferir a solução da Google se ela estivesse disponível no ecrã exterior.
No entanto, este bloqueio pode não ser definitivo. Já foram encontradas soluções alternativas para modelos anteriores do Flip por utilizadores no Reddit, o que leva a crer que algo similar possa surgir para este novo modelo. Assim, se és um utilizador do Galaxy Z Flip 5 e queres usar a aplicação Google Wallet, pode ser que em breve não tenhas que abrir o teu smartphone para o fazer.
Outros artigos interessantes: