Já é possível responder diretamente às conversas RCS na versão web da Google Messages. Esta atualização é uma das raras vezes em que a versão web recebe um upgrade, trazendo agora uma funcionalidade que os utilizadores de Android já conhecem bem.
As novidades da Google Messages
Anteriormente, ao passar com o cursor por cima de uma conversa RCS em messages.google.com/web, tinhas a possibilidade de copiar texto, eliminar a conversa e reagir com emojis (embora as opções sejam limitadas a sete, ao contrário da gama completa disponível na versão Android).
Agora, a Google introduziu a capacidade de responder diretamente às mensagens RCS na versão desktop. Ao fazê-lo, a conversa é mostrada acima do campo de texto, com uma sugestão “Responder à mensagem”, para uma experiência semelhante à aplicação Android, que ganhou esta funcionalidade em outubro de 2022.
Uma função muito pedida
Esta capacidade tem sido muito requisitada, pois a aplicação web da Google Messages já permitia mostrar estas respostas diretas feitas a partir dos smartphones. Contudo, curiosamente, estas respostas diretas não parecem estar disponíveis nos tablets Android, que recentemente moveram o botão de “Iniciar conversa” do topo da lista de conversas para o canto inferior direito dessa coluna.
No que diz respeito ao tablet Pixel, apesar de haver algumas queixas sobre o cliente baseado em código QR, a falta de respostas diretas é notória, considerando o habitual nível de paridade de funcionalidades com messages.google.com.
E há mais novidades a caminho
Adicionalmente, notámos recentemente que a Google Messages para Wear OS foi atualizada com um novo design para as respostas sugeridas, que agora utilizam contornos finos para o recipiente em forma de pílula, em vez de botões preenchidos. Esta alteração poderá estar relacionada com possíveis ajustes na linguagem de design que poderão surgir com o Wear OS 4.
Outros artigos interessantes: