Numa era em que a inteligência artificial (IA) domina quase todos os aspetos da vida digital, a Google decidiu dar um passo atrás e limitar a sua utilização. De acordo com as novas políticas de Avaliação de Produtos da empresa, será restringido o uso de conteúdo automatizado e gerado por IA em avaliações de produtos. A medida pretende garantir que as opiniões expressas sejam genuínas e de utilizadores reais.
Para garantir que os utilizadores recebam apenas as avaliações genuínas, a Google passará a marcar como spam as avaliações de produtos que forem geradas por programas automatizados ou aplicações de IA. A empresa está determinada em eliminar conteúdo falso e irrelevante da sua plataforma para criar um ambiente de confiança para consumidores e empresas.
Assim, a Google utilizará uma combinação de ferramentas de IA e avaliação humana para fazer cumprir a nova política e identificar violações. Ao bloquear avaliações duplicadas e assinalar violações de políticas, a empresa espera oferecer aos seus utilizadores uma experiência mais transparente e segura.
Impacto das avaliações por Inteligência Artificial nos utilizadores
Com as novas políticas da Google, os utilizadores podem esperar um sistema de avaliações mais confiável e útil na pesquisa Google. A empresa quer garantir que apenas experiências de primeira mão de clientes reais apareçam nas suas plataformas, eliminando conteúdo enganador ou falso.
A empresa também está a trabalhar para manter a credibilidade das suas avaliações de produtos e plataformas de compras, tomando medidas contra violadores de políticas e infratores reincidentes. “Não permitimos avaliações que sejam geradas principalmente por um programa automatizado ou uma aplicação de inteligência artificial. Se identificares tal conteúdo, ele deve ser marcado como spam no teu feed”, alerta a Google.
Esta atualização da política faz parte dos esforços contínuos da Google para melhorar a experiência do utilizador e garantir que as avaliações dos produtos são de confiança, beneficiando tanto consumidores como empresas.
Assim, a partir de 28 de agosto, podes esperar encontrar avaliações de produtos mais fiáveis e autênticas quando fizeres a tua próxima pesquisa de produtos no Google. Afinal, um ambiente online seguro e transparente é o que todos nós queremos, não é verdade?
Outros artigos interessantes: