A Google DeepMind deu um passo importante no campo da robótica ao revelar o seu novo modelo, o Robotics Transformer 2 (RT-2). Esta máquina revolucionária é capaz de aprender e atuar de uma maneira nunca antes vista, abrindo portas para a implementação de robôs mais úteis e versáteis no nosso dia a dia.
Aprendendo “Língua de Robô” com RT-2
O RT-2 é um modelo de visão-linguagem-ação (VLA) sem precedentes, que vai além de simplesmente aprender com texto e imagens da web. A sua abordagem de treino distinta permite-lhe adquirir conhecimento dos dados web e utilizá-lo para moldar o comportamento do robô, ou seja, pode-se dizer que o RT-2 consegue “falar robô”.
Um futuro emocionante para a robótica
No mundo da robótica, enfrenta-se o desafio de criar robôs capazes de realizar tarefas gerais em ambientes altamente variáveis. Ao contrário dos chatbots, os robôs precisam estar “ancorados” no mundo real e nas suas habilidades. É necessário que consigam reconhecer e interagir com objetos em contexto, distinguir entre diferentes objetos, e, o mais importante, entender como agir sobre eles.
Com o RT-2, a Google DeepMind deu um grande passo para superar estes obstáculos. Este modelo não só realiza o raciocínio complexo observado em modelos base, mas também gera ações robóticas. O sistema demonstrou ser capaz de transferir conceitos incorporados nos seus dados de treino de linguagem e visão para conduzir ações robóticas, mesmo para tarefas que nunca foi treinado para fazer.
Embora haja ainda muito trabalho a ser feito para permitir a presença de robôs úteis em ambientes focados no ser humano, o RT-2 mostra um futuro emocionante para a robótica que está agora mais próximo do que nunca.
Assim, com pequenas quantidades de dados de treino de robôs, o RT-2 parece promissor para a criação de robôs de propósito mais geral, que possam lidar com uma variedade de tarefas e ambientes.
No futuro, podemos esperar por mais avanços na robótica à medida que empresas como a Google DeepMind continuem a inovar e a empurrar os limites da tecnologia. Para já, o RT-2 é um excelente sinal de coisas interessantes que estão para vir.
Outros artigos interessantes: