A Google está a testar melhorias na sua funcionalidade distintiva de assistente de chamadas, o Pixel Call Assist. E o melhor de tudo é que estas mudanças podem vir com Inteligência Artificial conversacional!
Simplificação das definições do assistente de chamadas
Primeiro, vamos falar sobre uma novidade que surgiu já em maio, mas que passou despercebida. A Google apresentou uma nova versão das definições do assistente de chamadas. Queres saber porquê? A ideia é simplificar a tua vida! As novas opções de “nível de proteção” foram amplamente disponibilizadas desde então:
- Máximo: Ecrã para números desconhecidos & recusa spam
- Médio: Ecrã para chamadas suspeitas & recusa spam
- Básico: Recusa apenas spam conhecido
Claro, houve quem preferisse a versão anterior mais detalhada, mas a intenção da Google é simplificar.
Inovação com voz e IA
A segunda grande novidade é uma atualização de voz mais natural para determinar quem está a ligar e porquê. A Google está a testar isto com alguns proprietários de smartphones Pixel 6 e modelos mais recentes nos EUA. Para isto, é necessário o processador Tensor, o que sugere que a IA encriptada no dispositivo está a ser aproveitada.
O objetivo é “melhorar as nossas capacidades de assistente de chamadas e reduzir as chamadas robô, devolvendo-te tempo e tranquilidade”. Parece-te bem?
Como posso ter acesso a esta versão de teste?
Agora deves estar a pensar: “E eu, posso ter acesso a esta versão de teste?” Bem, a Google tem planos para disponibilizar esta funcionalidade para os modelos Pixel 6 e superiores, mas, por enquanto, apenas nos Estados Unidos.
Quando será que isto vai estar disponível para todos? A empresa disse apenas que está ansiosa para partilhar mais quando a funcionalidade for lançada. Até lá, se fores um dos sortudos a testá-la, a Google está interessada em receber o teu feedback!
Visões futuras e expansão do assistente de chamadas
A Google partilhou também a sua visão para o futuro. A empresa sonha com um mundo onde nunca serás incomodado com uma chamada. Cada chamada deve ser importante ou agradável. Nada deve perturbar-te. Ao mesmo tempo, nunca deves sentir-te ineficaz ou improdutivo numa chamada. Imaginas isso?
Os rumores sugerem que a Google poderá estar a planear integrar modelos de linguagem avançados, podendo ser uma novidade no lançamento do Pixel 8. No entanto, parece que os modelos anteriores equipados com o processador Tensor também poderão beneficiar destas melhorias.
Outros artigos interessantes: