Estaremos numa nova era geológica, o Antropoceno? Cientistas acreditam que sim, que a nova era pode ser medida nos sedimentos por causa das explosões nucleares.
Uma placa de lama congelada do lago Crawford, no Canadá, pode simbolizar o início de uma nova época geológica chamada Antropoceno. O Grupo de Trabalho sobre o Antropoceno, da Comissão Internacional de Estratigrafia, apresentou esta proposta durante o Congresso Internacional de Estratigrafia, em Lille (França), esta semana.
A marca do homem na geologia é revelada pelas camadas de sedimentos claras e escuras, que demonstram o rápido aumento dos poluentes lançados na atmosfera, seja pela queima de combustíveis ou por bombas atómicas. Além disso, a presença de plutónio proveniente dos testes nucleares também é evidenciada nas camadas de lama depositadas ano após ano no fundo do lago.
A descoberta e a proposta do Antropoceno
No lago Crawford, uma “placa de lama congelada” traz consigo importantes indícios do aumento do consumo e da queima de combustíveis fósseis, bem como a presença de plutónio resultante dos testes com bombas atómicas. O Grupo de Trabalho sobre o Antropoceno apresentou a proposta de estabelecer a época geológica Antropoceno durante o Congresso Internacional de Estratigrafia em Lille.
Essa proposta é um passo-chave para oficializar a transição geológica, porém, ainda é necessário o aval da subcomissão de Estratigrafia do Quaternário, da Comissão Internacional de Estratigrafia e da União Internacional de Ciências Geológicas. Segundo o jornal The Guardian, a declaração oficial sobre o Antropoceno só acontecerá a partir de agosto de 2024.
Do Holoceno ao Antropoceno
Atualmente, vivemos na época do Holoceno, que faz parte do período Quaternário e da era Cenozoica. Esta época teve início há aproximadamente 11.700 anos, marcando o fim do último período glacial. No entanto, o Antropoceno é considerado um momento de “Grande Aceleração”, em que a população humana e os padrões de consumo aumentaram rapidamente, especialmente a partir dos anos 1950. A transição para o Antropoceno representaria o fim de um período de estabilidade ambiental global.
Uma nova era geológica
A “Grande Aceleração” foi escolhida como ponto de inflexão na história da Terra para marcar o início do Antropoceno. Francine McCarthy, geóloga da Universidade Brock, no Canadá, e membro do Grupo de Trabalho sobre o Antropoceno, explicou ao The Guardian que a acumulação de plutónio-239 foi especificamente selecionada como marcador dessa transição. Essa escolha sublinha o domínio do homem sobre os processos biológicos, químicos e geológicos.
O conceito e o reconhecimento
O conceito do Antropoceno foi pela primeira vez utilizado por Paul Crutzen no início do século e surpreendeu os participantes de uma conferência no México, em 2000. Crutzen, que recebeu o Prémio Nobel da Química em 1995 por identificar os processos que levavam à perda da camada de ozono, descreveu esta nova época como o momento em que o homem passou a dominar os processos biológicos, químicos e geológicos.
Outros artigos interessantes: