Não há dúvidas de que Elon Musk é conhecido pelas suas ideias inovadoras e ambiciosas. Agora, parece que o empresário está a redirecionar o Twitter para o seu alfabeto preferido: o “X”. O site X.com redireciona agora os visitantes diretamente para o Twitter, e Elon Musk confirmou que vai substituir o icónico logótipo de Larry Bird do Twitter por uma letra “X” maiúscula. Mas o que isso significa para a famosa plataforma de microblogging?
Do Twitter para o X.com
Elon Musk publicou um novo link durante a noite. Agora, ao escreveres X.com, serás redirecionado para a página inicial do Twitter. O próprio Musk confirmou a mudança num post: “X.com aponta agora para twitter.com”. O empresário também anunciou no domingo que a plataforma irá abandonar o icónico logótipo do pássaro. Noutro tweet, Musk disse: “O logótipo provisório X entra em funcionamento ainda hoje”.
Ainda na sequência desta mudança, Musk incluiu o link do site na sua bio do Twitter. Horas depois, a CEO do Twitter, Linda Yaccarino, justificou a mudança de marca com um tweet: “X é o futuro estado da interatividade ilimitada – centrada em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos/banca – criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades. Alimentado por IA, o X vai conectar-nos a todos de formas que apenas estamos a começar a imaginar.”
Uma nova identidade para o Twitter?
Embora Musk não tenha anunciado especificamente, parece que a própria marca Twitter poderá estar em mudança. Simplificando, Musk pode estar a ponderar abandonar a identidade inteira do Twitter, e a mudança já começou com um novo endereço web e a alteração do logótipo. Existem muitos concorrentes a oferecer funcionalidades semelhantes, e Threads, da Meta, está a emergir rapidamente como a maior ameaça e rival do Twitter.
No entanto, o Twitter é a rede de microblogging mais antiga, antecede a maioria das plataformas de redes sociais, exceto o Facebook. Com mais de 200 milhões de utilizadores diários ativos e monetizáveis, o Twitter tem uma forte presença e reconhecimento da marca. Por isso, não é claro se Elon Musk irá apagar a identidade central do Twitter. Contudo, é possível que Musk queira trazer o Twitter para a identidade coletiva ou marca “X”, da mesma forma que a SpaceX. Aliás, o Twitter já estava registado sob a empresa X Corp em maio deste ano.
Naquela altura, Musk estava a planear transformar a plataforma de microblogging numa super aplicação que iria entrar em segmentos como pagamentos, mensagens, procura de emprego e muito mais.
Outros artigos interessantes: