A Start Campus e a EXA Infrastructure, anunciaram uma parceria para a criação de duas novas linhas de dados terrestres que ligarão Sines, Portugal, a Madrid, Espanha.
A iniciativa visa estabelecer uma rota de conectividade direta entre o projeto SINES 4.0 da Start Campus, um Mega Centro de Dados em hiperescala de 495 MW atualmente em construção, e a infraestrutura principal da EXA em Madrid. Essa nova rota será um hub estratégico de conectividade, proporcionando acesso a plataformas digitais europeias, africanas e americanas.
O CEO da Start Campus, Afonso Salema, expressou sua satisfação com a parceria: “Estamos muito contentes por estabelecer esta parceria com a EXA e trazer uma nova rota de rede para Sines, Portugal. Além de conectarmos o nosso projeto SINES 4.0, a nova rede recém-construída pela EXA estabelece as bases para uma nova era de conectividade para a Europa e para o resto do mundo. Estamos a construir um novo entroncamento continental para permitir acesso diverso e redundante a mercados-chave em toda a Europa e ao resto do Mundo. O compromisso da EXA em ligar o nosso projeto SINES 4.0 a Madrid, Espanha, com novas rotas, é um passo importante para possibilitar e fortalecer a conectividade multicontinental de alta velocidade de e para Portugal.”
Linhas de dados reforçam hub português
Essa expansão estratégica da rede da EXA para Sines reforça a posição de Portugal como um hub de conectividade para a Europa. O projeto SINES 4.0, com sua localização privilegiada no continente europeu, atua como uma porta de entrada entre a Europa, a África e as Américas. Além disso, aproveita os benefícios de sistemas de arrefecimento com água do oceano, redes elétricas de alta voltagem e cabos de fibra ótica internacionais de alta capacidade com conexões para a África e as Américas. O uso exclusivo de energia renovável torna o campus da Start Campus 100% sustentável, garantindo um baixo custo total de operações para seus clientes.
Steve Roberts, VP de Investimentos em Rede da EXA Infrastructure, destacou o compromisso contínuo da empresa em impulsionar o crescimento e o sucesso dos clientes: “A EXA continua a investir e expandir nossa rede para garantir que estamos impulsionando o crescimento e o sucesso de nossos clientes. Estamos a presenciar uma demanda crescente por rotas de conectividade melhoradas para o sul da Europa e estamos satisfeitos em estabelecer esta parceria com a Start Campus para atender a essa demanda, conectando Sines à nossa infraestrutura principal europeia.”
Previsto para entrar em serviço no final de 2023, o projeto SINES 4.0 será um dos maiores ecossistemas de Centros de Dados em Hiperescala na Europa. A nova rota de conectividade entre Sines e Madrid será fundamental para o sucesso do projeto, bem como para a promoção de Sines como um novo centro digital nos sistemas globais de redes de dados.
Com a adição dessa nova rota, Sines já está diretamente ligada a Lisboa e Madrid, na Europa, e às cidades brasileiras de Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro. No futuro, a conectividade será estendida para Marselha, Barcelona, Casablanca e também para os Estados Unidos, Ásia, África e Oriente Médio, solidificando ainda mais o papel estratégico de Sines como ponto de interligação global de dados.
A Star Campus é uma empresa especializada no desenvolvimento de ecossistemas de energia 100% verdes. A EXA Infrastructure é a maior plataforma dedicada à infraestrutura digital que conecta a Europa e a América do Norte.
Outros artigos interessantes: