O Chat GPT passou no teste associado ao investimento da Bridgewater Associates, o maior fundo de investimento do mundo e impressionou os responsáveis pela sua perspicácia.
O co-CIO da Bridgewater Associates, Greg Jensen, expressou a sua admiração pela ferramenta de inteligência artificial ChatGPT, desenvolvida pela OpenAI, em relação às suas habilidades de investimento.
Em entrevista à Bloomberg citada pelo Insider, Jensen afirmou que o ChatGPT passou no teste associado ao investimento, destacando o poder do chatbot de IA, comparando-o a ter “milhões” de funcionários juniores trabalhando simultaneamente.
Jensen, que já havia identificado a IA como um interesse importante para a Bridgewater antes do recente frenesim em torno do ChatGPT, revelou que os bots demonstraram bom desempenho nos testes internos da empresa para associados de investimentos.
A versão mais conhecida do modelo de linguagem da IA, o ChatGPT 3.5, recebeu uma pontuação equivalente a um associado do primeiro ano na empresa, situando-se no 80º percentil de todos os participantes no teste.
Embora Jensen admita que o chatbot não é perfeito e às vezes fornece informações imprecisas, enfatiza que o seu bom desempenho reflete uma quantidade significativa de inteligência. Para ele, as capacidades do ChatGPT são equivalentes a ter um exército de associados de investimento. “De repente, se tivermos um associado de investimento situado no 80º percentil, tecnologicamente, temos milhões deles ao mesmo tempo. E se tivermos a capacidade de controlar as suas falhas e equívocos através de um rigoroso enquadramento estatístico, podemos agir de forma rápida e eficaz. E é exatamente isso que estamos a fazer no nosso laboratório, provando que o processo pode funcionar”, afirmou Jensen.
Embora reconheça os problemas com as “alucinações” do ChatGPT e a tendência de fornecer informações imprecisas, Jensen acredita que substituir completamente os funcionários humanos pelo bot de IA é improvável num futuro próximo. No entanto, a Bridgewater está a desenvolver um fundo administrado principalmente por técnicas de aprendizagem de máquina, no qual o ChatGPT está sendo emparelhado com outros modelos estatísticos e de IA para aprimorar suas capacidades preditivas.
Outros artigos interessantes: