A BYD, líder de veículos elétricos (EV) na China e apoiada por Warren Buffett através da Berkshire Hathaway, poderá ter visto o seu lucro líquido mais do que triplicar no primeiro semestre, face ao ano anterior, com um aumento nas vendas de EV e uma melhoria na quota de mercado, conforme afirmou a empresa na sexta-feira.
Uma onda de lucros no horizonte
A BYD estima que o lucro da primeira metade do ano tenha sido entre 10,5 mil milhões de yuan (ou 1,4 mil milhões de dólares) e 11,7 mil milhões de yuan, o que representa um crescimento anual de entre 192% a 225%. Apesar da intensificação da concorrência na indústria automóvel, a BYD conseguiu “manter um bom nível de rentabilidade aproveitando a sua crescente influência da marca, a constante expansão de vantagens de escala e o forte controle de custos em toda a cadeia industrial, bem como a queda do preço de matérias-primas a montante”, afirmou a empresa em comunicado.
A empresa anunciou, no início deste mês, que as vendas de veículos de nova energia quase duplicaram em junho em relação ao ano anterior, com um total de 253.046 unidades, em comparação com as 134.036 do ano anterior, sublinhando a popularidade dos EV na China, o maior mercado automóvel do mundo.
A BYD e o seu domínio diversificado
As entregas da BYD nos primeiros seis meses do ano também quase duplicaram, chegando a 1,2 milhões, apoiadas pelo crescimento económico no país e pelo fim das perturbações na indústria, causadas pelos confinamentos devido à Covid em Xangai, no ano anterior. Apesar da concorrência intensa, as ações da BYD negociadas em Hong Kong caíram 10,6% no ano passado, contudo a sua capitalização de mercado, de aproximadamente 100 mil milhões de dólares, supera tanto a da GM como a da Ford.
A BYD distingue-se ainda mais dos seus concorrentes pela diversidade do seu negócio – a empresa também fabrica componentes para smartphones e fotovoltaicos. Entre os seus clientes encontram-se Dell, Apple, Xiaomi e Huawei. A Berkshire Hathaway de Warren Buffett possui cerca de 6% da BYD, que ocupou o lugar n.º 170 no ranking da Forbes Global 2000 das maiores empresas publicamente negociadas no início deste ano.
Wang Chuanfu, presidente da BYD, detém uma fortuna avaliada em 19,7 mil milhões de dólares, segundo a lista de bilionários em tempo real da Forbes. Lu Xiangyang, diretor da BYD e primo de Wang, que também lidera a empresa de investimento Youngy Investment Holding, possui uma fortuna avaliada em 13,6 mil milhões de dólares, e Xia Zuoquan, diretor da BYD que lidera a empresa de investimento Zhengyuan Capital, tem uma fortuna estimada em 3,7 mil milhões de dólares.
Outros artigos interessantes: