A BYD chegou com estrondo ao mercado português, tornando-se imediatamente um player a ter em conta no mercado dos carros elétricos. Atto3, Han e Tang são os 3 modelos já comercializados no nosso país. Conheça as suas características e os preços.
Já lhe contámos tudo o que queria saber sobre a BYD, que é o acrónimo para Bild Your Dream (constrói o teu sonho). É agora tempo para conhecermos melhor os seus automóveis.
Os automóveis BYD
SUV Atto 3 usta 41.990€
O Atto 3 é um SUV com uma autonomia em ciclo misto de 420 quilómetros. Com tração à frente, tem um consumo médio de 15,6 kWh/100 km. Debita 204 cv e 310 Nm, tendo uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos. Apesar da rapidez, a velocidade máxima está limitada a 160 km/hora.
As baterias carregam de 30% a 80% em apenas 30 minutos, usando um carregador de potência de 150 kW. Com um carregador lento, a bateria pode ser carregada completamente em 5 horas e meia.
No seu interior, o destaque vai para o ecrã central rotativo de 15,6 polegadas, teto de abrir panorâmico e bagageira com abertura elétrica. Com 5 lugares disponíveis, os bancos são ergonómicos e de ajuste automático ao espaço disponível para as pernas.
A nível de segurança, o Atto 3 tem uma série de sistemas de segurança ativa e passiva. O alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA) e travagem automática para tráfego cruzado traseiro (RCTB) permitem monitorizar um ângulo traseiro de 1 milímetro em tempo real, o que possibilita que emitam um aviso sonoro em caso de possível colisão e apliquem os travões para evitá-la.
O Atto 3 tem um preço de venda ao público de 41.990 euros.
BYD Tang é SUV de 7 lugares
O BYD Tang é um SUV que alia o caráter familiar ao acabamento desportivo. Disponível por 72.570 euros, o Tang tem tração integral e coloca no chão 517 cv de potência que lhe permitem uma aceleração dos 0 aos 100 em 4,6 segundos.
Com uma autonomia em circuito urbano de 528 km e de 400 km em ciclo misto, conseguindo mais 200 km com uma carga de apenas 30 minutos, o Tang tem uma bagageira com capacidade para até 1655 litros.
Equipado com a plataforma elétrica 3.0, um sistema de propulsão 3-em-1 que garante alta resistência ao frio e ao calor, O BYD Tang está equipado com uma bateria LFP, um órgão multifuncional e vital para o seu funcionamento. Essa bateria diferencia-se pela possibilidade de ser carregada a 100%, algo que a maioria dos carros elétricos não é capaz.
BYD Hang: O sedan luxuoso
Ao mesmo preço do BYD Tang, o BYD Han é o sedan luxuoso da marca. Com puxadores de porta embutidos, faróis matrix LED e jantes de 19 polegadas, o Han é o mais rápido do construtor chinês, conseguindo 0-100 km/h em 3,9 segundos. É também o mais eficiente, com uma autonomia de 521 quilómetros em ciclo misto ou de 662 km em circuito citadino.
O interior do BYD Han está repleto de elementos premium: um ecrã giratório e sensível ao toque de 30 polegadas, 12 colunas distribuídas pelo interior para garantir uma boa distribuição do som, bancos desportivos ajustáveis e 31 luzes LED para iluminar o habitáculo de acordo com a preferência do condutor. Possui também uma característica única entre os carros elétricos, um painel de controlo de 7 polegadas atrás, que permite controlar tudo a bordo, à exceção das funções de condução.
De acordo com a marca, o Han recebeu vários prémios graças ao seu design Dragon Face e à sua inspiração chinesa. É comercializado por 72.570 euros.
Outros artigos interessantes: