Um ataque cibernético massivo e inesperado atingiu o governo da Noruega, afetando os sistemas de doze ministérios. O ataque, que explorou uma vulnerabilidade num ‘software’ de um dos fornecedores do governo, foi detetado pela agência governamental norueguesa encarregue da segurança informática.
Identidade do atacante ainda desconhecida
O autor do ataque ainda não foi identificado. Erik Hope, diretor da agência de segurança informática, expressou a sua preocupação na sua última conferência de imprensa: “Esta vulnerabilidade está a ser explorada por um ator desconhecido. É muito cedo para dizer quem é o responsável pelo ataque e para determinar a escala da ação”, declarou.
Governo norueguês mantém-se funcional apesar do ataque
Importante sublinhar que o funcionamento do governo da Noruega não foi afetado, uma vez que estruturas vitais como o gabinete do primeiro-ministro e os Ministérios da Defesa, dos Negócios Estrangeiros e da Justiça, possuem plataformas digitais próprias.
No entanto, a situação é diferente para os funcionários dos doze ministérios atingidos. Estes ainda não conseguem aceder ao correio eletrónico de trabalho através dos seus smartphones ou tablets. Apesar disso, o ministro dos Assuntos Regionais, Sigbjorn Gjelsvik, afirmou: “O trabalho do governo continua normalmente”.
As autoridades policiais já deram início a uma investigação. Recorde-se que em 2020 e 2021, o parlamento norueguês já tinha sido alvo de ataques cibernéticos, com um dos casos a ser atribuído ao grupo de piratas informáticos russo Fancy Bear, supostamente ligado aos serviços de informações da Rússia.
Outros artigos interessantes: